Parque das Amendoeiras projeto do OP2016 em São Brás - Algarlife Parque das Amendoeiras projeto do OP2016 em São Brás - Algarlife

Parque das Amendoeiras projeto do OP2016 em São Brás

A criação do Parque das Amendoeiras junto à Avenida da Liberdade, é o projeto vencedor do Orçamento Participativo para 2016. A preferência da comunidade são-brasense incidiu na proposta que pretende defender e valorizar um pulmão verde para o centro urbano da vila.

O município de São Brás de Alportel implementou este mecanismo de gestão participada em 2006, ano em que foi lançado o Orçamento Participativo, através da apresentação de um conjunto de propostas de investimento para o concelho que é colocada à votação da comunidade são-brasense.

Entre as quatro propostas apresentadas para 2016 a que recolheu mais votos junto da população, com uma maioria muito significativa de 74%, foi a opção C referente à construção do Parque das Amendoeiras. Este projeto tem por objetivo criar uma zona verde no centro urbano do município, no quarteirão que liga a Avenida da Liberdade à sede da Junta de Freguesia, enquanto novo espaço de lazer acessível a todos e representa um investimento estimado em 65.000,00€.

Os restantes projetos, a opção A – valorização do Parque da Fonte Férrea, a opção B – requalificação da Rua 5 de Outubro e novo arruamento e a opção D – requalificação da Rua Padre Sena Neto, reuniram no total 26% dos votos, o equivalente a 127 votos, revelando-se claramente a preferência dos são-brasenses pela opção vencedora.

Além das propostas colocadas para votação os munícipes foram convidados a deixar as suas próprias sugestões de investimentos que consideram importantes e necessários para um maior e melhor desenvolvimento do concelho de São Brás de Alportel e foram registadas dezenas de propostas apresentadas.

Dez anos depois, a Câmara Municipal assinala a participação muito positiva da comunidade são-brasense, que demonstra respeito pela natureza, valoriza a qualidade ambiental do município e revela, cada vez mais, um maior envolvimento neste processo de gestão partilhada do orçamento municipal, no qual a opinião de todos conta.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »