As Ruínas Romanas de Milreu, recebem na próxima sexta feira (3) às 18h, a última palestra “Figuras Femininas da Antiguidade na Literatura Portuguesa”, proferida pela Professora Doutora Adriana Freire Nogueira, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
Penélope, Cassandra, Medeia… apenas uma exploração de estereótipos ou uma forma de reconhecimento de identidade?
Que falta fazem e que lugar ocupam, de um modo mais ou menos explícito, estas personagens que encontramos na nossa literatura, nos seus mais variados géneros, ex: teatro, romance, conto, poesia…, na contemporaneidade?
Pelas 19h, o Quarteto de Guitarras Concordis, constituído por Eudoro Grade, João Venda, Rui Martins e Rui Mourinho, apresenta o tema Iberis. É um programa de raiz ibérica que combina diferentes linguagens artísticas e arranjos originais das músicas de José Afonso e Carlos Paredes por Pedro Loureiro e George Bizet.
Termina nas Ruínas Romanas de Milreu, o ciclo de seis palestras dedicadas ao Mundo Antigo, Amatores in situ e a sua contribuição para a época em que vivemos.
Esta iniciativa resulta da colaboração entre a Direcção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e tem a coordenação científica da Professora Doutora Adriana Nogueira, da FCHS.
A participação é gratuita, condicionada as vagas existentes e por ordem de chegada.