Palácio da Galeria em Tavira, classificado - Algarlife Palácio da Galeria em Tavira, classificado - Algarlife

Palácio da Galeria em Tavira, classificado

O Palácio da Galeria considerado o maior e mais emblemático edifício civil de Tavira, foi classificado pela Secretaria de Estado da Cultura, como monumento de interesse público.

A classificação do Palácio da Galeria reflete os critérios relativos ao caráter matricial do bem, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva.

Atualmente este edifício funciona como Museu Municipal e disponibiliza uma oferta cultural a todos os munícipes e visitantes, encontra-se aberto de terça-feira a sábado, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30.

Sobre o Palácio da Galeria:
[box type=”shadow” align=”aligncenter” width=”620″ ]De origem quinhentista (se não mais recuada), o Palácio da Galeria conserva na sua estrutura diversos elementos arquitetónicos góticos, renascentistas e barrocos de grande interesse patrimonial.
A fachada principal, voltada para o núcleo antigo da cidade, resulta da profunda campanha de obras do século XVIII, destacando-se o portal térreo e as janelas do piso nobre, com cantarias barrocas.
O pátio, com galeria de arcadas renascentista, é considerado um dos mais interessantes do género no país. No interior, os forros de madeira dos caraterísticos telhados de tesoura suportam a pintura decorativa.
No Palácio da Galeria encontram-se patentes as exposições “Memória e Futuro” – Património, Coleções e a Construção de um Museu para Tavira e “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Milenar”, classificada, no passado dia 04 de dezembro, no Azerbaijão, como Património Cultural Imaterial da Humanidade.[/box]




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »