Orçamento e Grandes Opções do Plano de Lagoa - Algarlife Orçamento e Grandes Opções do Plano de Lagoa - Algarlife
Orçamento e Grandes Opções do Plano de Lagoa

Orçamento e Grandes Opções do Plano de Lagoa

O Executivo Municipal de Lagoa aprovou em reunião de Câmara as propostas de Orçamento e Grandes Opções do Plano para o ano económico de 2017, as quais vão ser agora discutidas e votadas em próxima Assembleia Municipal.

(…) Nos primeiros três anos deste mandato, a recuperação das finanças locais, a melhoria das infraestruturas urbanas e serviços públicos essenciais, a promoção e desenvolvimento cultural e económico do Concelho, a recuperação da identidade dos lagoenses, o apoio social e, acima de tudo, a projeção de Lagoa para o futuro foram os objetivos traçados, que serão consolidados com o Orçamento para 2017, onde se destacam quatro eixos de atuação: Finanças municipais; Ação social e educação; Mobilidade e Serviços públicos essenciais e infraestruturas.

Tendo-se deparado, em 2013, com uma dívida superior a 9 milhões, o Executivo desenvolveu um intenso trabalho, que lhe permite entrar no último ano do mandato com cerca de 2,5 milhões de dívida. Embora estes resultados financeiros permitissem o pagamento antecipado da totalidade da dívida, tal não foi feito porque os próximos anos serão de grande investimento, o que também foi tido em conta ao não reduzir os impostos municipais, até porque o IMI baixou por duas vezes e foi aprovada a devolução de parte do IRS, situação que se traduz numa perda anual de cerca de 750.000 euros. Apesar disso, o denominado IMI familiar foi estendido a todas as famílias com um ou mais de um dependente.

Este Orçamento, no valor global de 35.394.005,00€, não contendo novidades relativamente aos anteriores, representa para este Executivo Municipal, o produto final de três anos de trabalho focado na elaboração de instrumentos de planeamento, para os quais, contou com o contributo dos Partidos com assento na Assembleia Municipal.

Constata-se a existência de um saldo de 10 791 311,00 €, resultante da supremacia das receitas correntes em relação às despesas da mesma natureza, que financiarão as despesas de capital em igual montante.

Este é um Orçamento responsável, rigoroso e transparente que reflete a visão do Executivo para Lagoa e será, certamente, objeto de renovação do orgulho de ser lagoense (…).




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »