Operação Aconchego da ANAFS nas aldeias alentejanas - Algarlife Operação Aconchego da ANAFS nas aldeias alentejanas - Algarlife

Operação Aconchego da ANAFS nas aldeias alentejanas

A Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias (ANAFS), leva de 24 a 26 de Julho, a 25.ª edição da “Operação Aconchego”, às aldeias de Rio de Moinhos, Aldeia do Pico ,Trancão, Aldeia da Muda, Brejinho d´Água, Bairro do Isaías, Paragem Nova e Santa Margarida da Serra.

Estas aldeias e á semelhança das edições anteriores, vão receber uma equipa constituída por médicos, enfermeiros e operacionais de logística, que vão proceder a rastreios gratuitos de medição de pressão arterial, glicémia, colesterol e diabetes, providenciando ainda apoio psicológico e conselhos sobre uma alimentação saudável, incluindo a distribuição de alguns cereais de incentivo à alteração de hábitos alimentares.

A ANAFS, criada em junho de 1991, é uma organização não-governamental para o desenvolvimento, composta por voluntários tradicionalmente envolvidos em apoio a causas humanitárias.

O objetivo desta iniciativa visa solucionar fragilidades e carências de idosos de zonas isoladas do interior dos concelhos de Grândola e Alcácer do Sal, no litoral alentejano.

A ANAFS faz um balanço muito positivo de iniciativas anteriores afirmando que os rastreios têm uma média de 40 utentes por dia e constata-se uma diminuição do colesterol e melhoria geral das condições de saúde da população visada.

Nesta edição a iniciativa passa a ter o conforto da articulação operacional com a Unidade de Cuidados na Comunidade SERRA E MAR do Centro de Saúde de Grândola, com o Destacamento Territorial de Grândola da GNR e o interesse reafirmado e reforçado da Câmara Municipal de Grândola e do seu Presidente, especialmente cedendo o espaço e equipamento para montagem de uma Base de Operações (BoOGra).

Igualmente reforçou-se a participação às populações através de uma Equipa do GIPS/GNR de 2 elementos, preparada para e orientada especialmente para o risco dos incêndios florestais e medidas de auto-protecção.

Em 2015 continua-se a Operação, não só intervindo nos locais anteriormente assinalados, como, eventualmente, sempre que solicitado, alargando-a a outros locais. De referir que em 2012 a Operação “ACONCHEGO” desenvolvia-se em dois dias e actualmente necessita-se de quatro, para se cumprirem as missões planeadas.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »