Plataforma solar Alcoutim

“OPEN EU Project Days 2016” no SolarLab em Alcoutim

18

Decorre na próxima segunda-feira, 2 de maio, no SolarLab da Plataforma de Demonstração Solar de Martim Longo, uma prova da Caça ao Tesouro, uma actividade lúdica, pedagógica e de competição, que conta com a participação de cerca de uma centena de pequenos estudantes do 8º e 9º anos, de Escolas do sotavento algarvio.

Este evento, integrado nos “OPEN EU Project Days 2016”, apresenta em primeira mão as últimas novidades do SolarLab, parte integrante da Plataforma Solar, um espaço interactivo, que se posiciona como um acelerador de tecnologias e de empresas, nas áreas de energia e IoT a Internet das Coisas.

Para David Santos, o presidente da CCDR Algarve e do CRESC Algarve 2020 o Programa Operacional Regional do Algarve, “este projeto mostra a importância dos Fundos da União Europeia para a valorização desta infraestrutura. São investimentos desta natureza, localizados em área de baixa densidade, que podem tornar o Algarve mais competitivo. Além disso estão alinhados com as prioridades do Portugal 2020”, destaca o dirigente.

Marc Rechter, presidente da direção da Enercoutim – Associação de Energia Solar de Alcoutim, organização que gere a Plataforma de Demonstração Solar, salienta que: “esta tem conseguido atrair um número crescente de empresas e investidores internacionais para o projecto, o qual tem vindo a apoiar o aumento da procura na região para as oportunidades na área de energia renovável e de projectos de investigação Europeia”.

O mais recente exemplo dessa dinâmica é a captação de um projecto de monitorização e comercialização no “SolarLab”, com as multinacionais SolarEdge, SolarWorld em conjunto com a PME PerfectLandscaping, que prevê testar a produção e longevidade de diferentes painéis solares em superfícies diferenciadas”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.