Observação dos astros em Lagoa no Dia Nacional do Vinho - Algarlife Observação dos astros em Lagoa no Dia Nacional do Vinho - Algarlife

Observação dos astros em Lagoa no Dia Nacional do Vinho

O Dia Nacional do Vinho que se comemorou no passado dia 5 de Julho, serviu de pretexto para promover o vinho e o território vitivinícola português de norte a sul do país.

No âmbito dessas comemorações e do “Ano do Vinho e da Vinha”, tema em 2015 no Concelho de Lagoa, a Câmara Municipal, em parceria com o Centro de Ciência Viva do Algarve, promoveu no passado dia 3 de julho, uma observação astronómica noturna com prova de vinhos, na Quinta Monte dos Salicos, uma das produtoras de vinho no concelho de Lagoa.

Em plena vinha, os participantes tiveram a oportunidade de provar os preciosos néctares desta Quinta, provenientes das melhores castas, Aragonês, Touriga Nacional, Syrah e Cabernet Sauvignon e em simultâneo observar as constelações caraterísticas da época, nomeadamente as de Sagitário e Escorpião, apresentadas pelos monitores do Centro de Ciência Viva.

Por se comemorar o Dia Nacional do Vinho, a grande atenção recaiu sobre a 4ª estrela mais brilhante do céu, Arcturus, que pertencente à constelação do Boieiro, distante da Terra mais de 36 anos luz.

O brilho vivo e a cor avermelhada de Arcturus sempre atraíram as atenções e tornam esta estrela visível mesmo aos clarões da aurora, facto já notado por Homero. De acordo com a mitologia grega, Arcturus representa Icário, a quem Dionísio – deus grego equivalente ao deus romano Baco – escolheu para ensinar à humanidade a arte de fazer o vinho.

Foi neste cenário que os participantes, quer a olho nu, quer através dos dois telescópios disponíveis, realizaram uma pequena viagem pelas maravilhas que o céu contém mas que a luz urbana teima em esconder.

A Câmara Municipal está a envidar todos os esforços para que em 2016, Lagoa seja classificada como “Cidade do Vinho” pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »