O setor turístico desperdiça o potencial das redes sociais - Algarlife O setor turístico desperdiça o potencial das redes sociais - Algarlife

O setor turístico desperdiça o potencial das redes sociais

O estudo “Digital Channels in Travel” divulgado pela Deloitte e Facebook, resultante de uma pesquisa encomendada pelo Facebook, sobre a importância das redes sociais para os consumidores, no que se refere a viagens de férias, conclui que as empresas do setor turístico, não estão a aproveitar as potencialidades que essas redes oferecem.

O estudo analisa a forma como as empresas do setor de viagens e os consumidores interagem actualmente, como é que as empresas do setor, poderiam melhorar na utilização dessas ferramentas, quais as principais alterações que a maioria das empresas ainda tem de implementar e, mais importante, como é que as empresas podem obter sucesso, fortalecendo essas capacidades.

As redes sociais, que incluem marcas conhecidas como o são o Twitter, Facebook, Pinterest, Google+, LinkedIn, YouTube e Instagram, incentivam as empresas a pensar nesses canais, da mesma forma que os utilizadores finais o fazem.

Os consumidores consideram que é divertido e útil, mas efetivamente, são canais de mídia muito sofisticados, lê-se no relatório final do estudo.

Os recursos tecnológicos evoluíram muito significativamente, mas as empresas não acompanharam essa evolução. A extraordinária capacidade desses canais digitais para atrair, avaliar e criar um diálogo entre duas vias, é motivo suficiente para que as empresas levem muito a sério esta poderosa ferramenta.

Se as empresas do setor de viagens passarem da denominada “mídia social” para uma compreensão mais matizada desses canais digitais, as possibilidades são simplesmente infinitas. A mídia digital já não é novidade, o seu alcance e potencial continua a evoluir muito rapidamente.

Por isso as empresas tem de se adaptar ainda mais rapidamente a essas novas tecnologias e integrá-las nas suas estratégias de negócios, de forma a transformar a despesa do esforço digital num investimento rentável.

Para se ter uma idéia, anexamos a infografia do estudo “Digital Channels in Travel” , que proporciona dados importantes sobre o comportamento dos utilizadores, quando se trata de viagens e meios de comunicação social.

Com base na pesquisa encomendada pelo Facebook, o estudo obtém respostas de 10.500 pessoas que utilizam as redes sociais quando viajam. O estudo proporciona um registo fascinante e exemplificativo, de como os viajantes confiam nas redes sociais, e, como é que este trabalho, pode ajudar as empresas a identificar oportunidades de negócio.

Resumindo:

Mais de um terço das pessoas reserva férias através de agências de viagens online.
A grande maioria dos consumidores acreditam que os comentários online proporcionam informações importantes, que os ajuda a sentirem-se mais confiantes sobre as escolhas que fazem.
83% das pessoas usam a internet em férias e a maioria dos inquiridos, usa o smartphone para o fazer.
Os viajantes começam a falar sobre a viagem nas redes sociais antes, durante e no regresso, com alguns a fazê-lo ainda em casa, ou no caminho para o aeroporto.

gx-cb-thl-facebook-digital-channels-travel-infogr

Fonte: “Digital Channels in Travel” / Deloitte e Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »