O Papa, Salvador Sobral e Benfica dominaram nos media

O Papa, Salvador Sobral e Benfica dominaram nos media

18

A visita do Papa Francisco a Fátima, a vitória de Salvador Sobral no Festival Eurovisão e a conquista do tetracampeonato pelo Benfica, dominaram completamente as notícias nos meios de comunicação nacionais e internacionais, segundo o estudo da Cision.

O Papa Francisco que se deslocou a Portugal para participar no centenário das Aparições de Fátima e canonizar os Beatos Francisco e Jacinta Marto, liderou o espaço mediático, televisão, rádio, imprensa e plataformas online, com 4.297 os artigos publicados no país, mas foi no estrangeiro, que a visita do Papa teve maior repercussão.

Segundo a Cision, ao longo dos três dias em que o estudo incidiu, 12, 13 e 14 de maio, foram difundidas em meios de informação online de todo o mundo 17.436 notícias sobre a visita papal ao templo mariano. O total é impressionante: 21.733 notícias em apenas três dias.

Salvador Sobral foi, sem dúvida, outro dos grandes vencedores deste “fim-de-semana louco”. O cantor levou Portugal à primeira vitória de sempre no Festival Eurovisão da Canção, o que lhe abriu as portas dos meios de comunicação social internacionais monitorizados pela Cision. Foram 11.062 as notícias publicadas além fronteiras sobre o representante português no concurso. A nível nacional, o cantor de “Amar pelos dois” teve um desempenho mediático mais modesto, tendo sido citado em 1.434 notícias. Ao todo, foram 12.496 as referências.

O feito do Benfica, que no sábado conquistou um tetracampeonato inédito na sua história, acabou por ter mais peso em Portugal e menos impacto no plano internacional. As “águias” estiveram na origem de 3.207 notícias no nosso país e 3.678 por esse mundo fora, num total de 6.885. No entanto, nem todas estas referências estão relacionadas com o “tetra”, uma vez que o clube da Luz conseguiu este fim-de-semana outros importantes triunfos, como a conquista do campeonato nacional de voleibol ou as vitórias nas Taças de Portugal de futsal (feminino e masculino).

Nas redes sociais, foi o Benfica o grande campeão. Estima-se que os três grandes acontecimentos deste fim-de-semana tenham gerado mais de dois milhões de partilhas. O Benfica liderou o share of voice (SOV) entre as pessoas, com 44%, seguido do Papa Francisco, com 39%, e de Salvador Sobral, com 17%.

O objeto de análise deste estudo realizado pela Cision, empresa líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media, foram todas as notícias com referência a Benfica, Papa Francisco e Salvador Sobral veiculadas nos mais de 2.000 meios de televisão, rádio, imprensa e online que compõem o espaço editorial português e em mais de 120 mil meios de informação online de 190 países monitorizados regularmente pela Cision, pesquisados entre os dias 12 e 14 de maio de 2017. Nas redes sociais foram analisadas as referências a Papa Francisco, a Salvador Sobral e Benfica, no mesmo período.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.