“O Mar é o Maior Museu do Mundo – Educar para o Património Cultural Subaquático”, é o tema do seminário que pretende refletir sobre o papel da educação na sensibilização das comunidades para o património cultural subaquático, que está agendado para 01 de Novembro (17:00), na Escola Secundária Júlio Dantas em Lagos, uma iniciativa do Centro de Formação Dr. Rui Grácio e Comissão Nacional da UNESCO.
O evento é dirigido a Professores e educadores, investigadores, técnicos da educação e cultura, formadores, arqueólogos, agentes educativos e culturais das autarquias, museus, centros de ciência viva, associações científicas e culturais.
A educação é o instrumento principal para promover a mudança de valores e atitudes, comportamentos e instituidora de boas práticas.
Estudar, conhecer, preservar e divulgar os sítios arqueológicos, recorda-nos sobre as magníficas criações do ser humano e que refletem vivências únicas, reforçando um sentimento de identidade nacional e de memória coletiva.
Ao estimular e motivar o envolvimento das comunidades nas atividades arqueológicas, consciencializamos para o papel ativo que podem ter na proteção do seu património local. Pretende-se a reflexão sobre o passado, o presente e o futuro numa responsabilidade partilhada comum.
Este Seminário tem como principal objetivo, refletir sobre o papel da educação na sensibilização das comunidades para o património cultural subaquático.
INSCRIÇÕES até 31 de Outubro – Enviar nome, cargo e escola/instituição para o e.mail: centroruigracio@esjd.pt
Informações mais detalhadas sobre a iniciativa (CLICK)