O Algarve visto e avaliado no TOP 10 do site My Destination! - Algarlife O Algarve visto e avaliado no TOP 10 do site My Destination! - Algarlife

O Algarve visto e avaliado no TOP 10 do site My Destination!

O site My Destination reporta numa das suas últimas edições, “as dez experiências mais impressionantes que esperam o visitante no Algarve, o que pode ver, sentir, tocar e saborear (sic)”.

Numa listagem TOP 10, o autor começa por descrever a entrada em portugal, pelo “Slide transfronteiriço” entre Sanlúcar/Espanha e Alcoutim, como uma experiência inesquecível, que é a viagem de margem a margem, num cabo com 750mts a uma velocidade de 80 km/hora, que aterra em Alcoutim, onde o relógio do visitante tem de ser atrasado, uma hora.

Entrado no Algarve, os moluscos são a sua primeira referência, aconselhando o visitante a desfrutar da oportunidade de ir até à beira mar e apanhar moluscos ou pescar, algumas das espécies do nosso mar, cavala, sargo ou robalo, que depois de grelhado e acompanhado por uma boa salada, completa com uma suculenta e deliciosa laranja da região.

As cegonhas que se podem encontrar em vários locais do Algarve, escreve o autor do artigo, são outro atrativo a que não conseguiu ficar indiferente. Os golfinhos e Leões marinhos, também mereceram referência, pela espetacularidade na interação que proporcionam aos visitantes do Zoomarine, que o autor considera ser a maior atração do Algarve.

Os flamingos, aves migratórias no seu exótico tom rosa, que podem ser encontrados nas margens do Rio Arade perto de Portimão, na Ria da Alvor, na Ria Formosa, ou em Castro Marim, entre outubro e março/abril, também fazem parte deste TOP10.

As paisagens são outro dos atrativos que segundo o autor, em certos locais até “tiram o fôlego”, dada a beleza natural com que nos deparamos, referindo-se entre outras à Via Algarviana, uma pista com cerca de 300 km que leva o visitante por bosques de sobreiro, pomares de limoeiros e laranjais, percorrendo a serra, na linha de costa.

O autor erra na referência aos doces, não porque tenhamos algo contra o pastel de nata, que até apreciamos, mas doces no algarve, existem os originais da região, como o são as delícias de alfarroba, de amêndoa, de laranja e mais recentemente de frambuesa, uma berry que já exportamos à tonelada e começa a ganhar lugar em algumas pastelarias.

Mas fala e muito bem dos doces de amêndoa tradicionais, com a forma de frutas, vegetais, animais, peixes e flores, que diz serem um presente tradicional, referindo que “a arte de fazer este Doce Fino” tem raízes nos tempos da mourisca. Só é pena que não tenha provado o “Dom Rodrigo”, porque aí teria ficado agarrado, a uma fantástica delícia tradicional, deste Algarve que é único.

Sobre o clima, pois claro, aqui o autor não poupa elogios e muito bem, porque como refere, “o clima no Algarve é incrível, são mais de 3.000 horas de sol, ou mais de 300 dias de sol por ano. O verão é mágico, nunca é excessivamente quente, nem húmido e a brisa do mar mantem a frescura do ar.

“A luminosidade dos dias no Algarve, escreve o autor, tem trazido muitos artistas para a região ao longo dos séculos, onde até os dias nublados são bonitos, nos seus cinquenta tons de cinza, o contrário do céu monocromático do norte da Europa. O outono e o Inverno no Algarve são espetaculares. Normalmente pouco chuvosos e na chamada temporada baixa, a paisagem é mais verde e harmoniosa, o tempo é perfeito para os caminhantes, observadores de pássaros, jogadores, etc”.

Por fim as praias, as melhores praias de areia fina, limpa e clara, com uma lista de dezenas de bandeiras azuis esvoaçantes, escreve o articulista, para quem as praias do Algarve são incriveis de belas e entusiasmantes, onde cada um tem o seu espaço preferido, desde as concessões e clubes de praia mais chiques, até às praias selvagens e quase desertas da costa oeste, onde prevalece numas e outras, o mar calmo, as águas quentes, desde a costa até aos braços de ria e restingas, que considera fabulosas, com cenários que transformam o verão, em paisagens de autêntica fantasia.

Claro que muito mais podia ser acrescentado a este TOP do My Destination, mas não vamos acrescentar nada, respeitando a visão do autor, porque o Algarve sendo uma região de caraterísticas muito especiais, tem muito mais para oferecer ao visitante, sobretudo em qualidade e diversidade, ou não fosse o reino turístico de excelência, neste portugal do século XXI.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »