É inaugurada no próximo dia 8 de Setembro no Convento de S. José, em Lagoa, a exposição “Algarve de ARTUR PASTOR”, integrada na programação dos Encontros de Fotografia de Lagoa 2015 (ENFOLA*2015), uma iniciativa do Município de Lagoa e da Universidade do Algarve.
O Algarve de ARTUR PASTOR é uma exposição de referência que evoca a especial atenção que Artur Pastor (1922 – 1999) dedicou, durante cinco décadas, à região algarvia e às suas gentes
A exposição é composta por um núcleo principal, constituído por 61 fotografias provenientes do Arquivo Municipal de Lisboa | Núcleo Fotográfico, detentor do espólio do fotógrafo desde 2001.
O núcleo é enriquecido pela apresentação de exemplares de obras como A lgarve, Portugal, da autoria de Artur Pastor e publicado em 1965, e Mulheres do meu País, da autoria de Maria Lamas e que integra fotografias de Artur Pastor.
Podem também ser vistos um exemplar do catálogo da exposição de 1946, Motivos do Sul, que aconteceu no Círculo Cultural do Algarve, em Faro, e recortes de jornais e revistas referindo o valor da mostra.
As 61 fotografias, na sua grande maioria provas originais, são das décadas de 1940 e 1960, períodos em que o fotógrafo registou intensamente o Algarve.
No mesmo espaço está patente um outro núcleo, com 12 provas originais inéditas da década de 1990, inteiramente dedicadas às paisagens características da Costa Vicentina. Um terceiro núcleo apresenta uma colecção de bilhetes-postais ilustrados editados na década de 1940, na sua quase totalidade por Artur Pastor.
Por último, são apresentados dois documentários: As crianças de Artur Pastor (6 min) e A paisagem de Artur Pastor (55 min, realização de Fernando Carrilho) .
Foi editado um cartaz / catálogo desdobrável dedicado a ‘O Algarve de ARTUR PASTOR’.
A exposição estará aberta aos visitantes de terça a sábado, das 9:00 às 12:30 horas e das 14:00 às 17:30 horas. A visita é gratuita e em breve existirá um programa de visitas acompanhadas para a população escolar algarvia.