Novos horários da Iluminação Pública no concelho de Faro! - Algarlife Novos horários da Iluminação Pública no concelho de Faro! - Algarlife

Novos horários da Iluminação Pública no concelho de Faro!

A Câmara Municipal de Faro anuncia que a iluminação pública passa a funcionar de acordo com o horário solar, uma resolução da edilidade, depois de equacionar diversos fatores, como o são a segurança pública e o conforto de circulação dos munícipes, informa a autarquia.

De acordo com a EDP, depois de solicitada pelo municipio, o processo de alteração do horário da iluminação que já se iniciou em todas as zonas do concelho, ainda pode demorar até 30 dias, em algumas áreas.

A Autarquia adiante em comunicado, que a introdução do IVA acrescido, aplicado à iluminação pública em Outubro de 2011, criou sérios constrangimentos orçamentais para os quais, nenhuma autarquia estava preparada, penalizando câmaras como a de Faro, que estava e continua a estar obrigada aos mais exigentes critérios de controlo da sua despesa.

Estando em reequilíbrio financeiro e em pleno reajustamento do seu processo administrativo, Faro tinha que encontrar uma alternativa urgente, que passou pela introdução de 125 relógios astronómicos, nos principais postos transformadores e de abastecimento do concelho de Faro, equipamentos que foram regulados de forma a equilibrar a necessidade premente de poupança conjugada com as necessidades de segurança pública.

Contudo, ao longo destas primeiras semanas de mandato do novo executivo, confirmava-se a necessidade de implementação de uma outra solução, que passasse pelo reajustamento da ligação da IP.Nessa conformidade o municipio está a implementar um sistema de iluminação alternado em ambos os lados da via.

Esta solução será ainda mais económica e respeitadora dos ditames orçamentais a que a câmara está obrigada e dos quais não se poderá afastar nem por um milímetro.

O novo sistema vai permitir manter todas zonas iluminadas no período noturno ou em escurecimentos diurnos ocasionais, com um claro benefício para o sentimento de segurança dos munícipes, melhorando inclusivamente, a poupança energética a que orçamentalmente o município está obrigado, continuando a trilhar o caminho da racionalidade na gestão do erário municipal, a pedra basilar do pacto firmado entre o novo Executivo autárquico e os munícipes do Concelho de Faro.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »