Novo Comandante Operacional da Proteção Civil de Faro - Algarlife Novo Comandante Operacional da Proteção Civil de Faro - Algarlife

Novo Comandante Operacional da Proteção Civil de Faro

Rogério Bacalhau o Presidente da Câmara Municipal de Faro, nomeou José Tomás Valente como o novo Comandante Operacional Municipal (COM) da Proteção Civil em Faro, informa a autarquia.

José Tomás Valente é atualmente Bombeiro Municipal do Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros do Município de Faro, tendo já desempenhado anteriormente funções de Comandante Interino e reúne todos os requisitos previstos na Lei, designadamente licenciatura e experiência comprovada. Esta nomeação vigora até ao provimento do cargo de Comando por concurso.

O COM da Proteção Civil tem por competências o planeamento de emergência para prevenção, mitigação e ocorrência de acidentes graves ou catástrofes na área territorial do Concelho de Faro.
Respondendo diretamente ao Presidente da Câmara Municipal, o COM é também o garante do apoio à decisão no domínio da área da Proteção Civil. Compete-lhe igualmente acompanhar as operações de proteção e socorro que ocorram na área do concelho, com vista à articulação de meios face a um conjunto de cenários previsíveis.

É ainda ao COM que cabe assumir a coordenação das operações de socorro de âmbito municipal, nas situações previstas no plano de emergência municipal, bem como quando a dimensão do sinistro requeira o emprego de meios de mais de um corpo de bombeiros ou diversos agentes de proteção civil.

NOTA CURRICULAR:

José Tomás Gomes Valente é licenciado em Ciências da Educação e Formação pela Universidade do Algarve e é, desde 5 de Fevereiro de 2009, Bombeiro Municipal de 2ª Classe. Em 1 de Abril de 1998 ingressou no Município de Faro na carreira de Bombeiro Municipal. Em 21 de Março de 2000, foi nomeado definitivamente Bombeiro Municipal de 3ª Classe; de 24 de Maio de 2005 até 1 de Janeiro de 2010, exerceu funções de Adjunto de Comando do Corpo de Bombeiros em regime de voluntariado; no período de 25 de Maio de 2005 a 22 de Março de 2007, exerceu as funções de Comandante, em regime de substituição, por impedimento do titular do cargo.

Do seu currículo destaca-se a formação mais relevante como os cursos de Proteção Civil; Planeamento de Emergência; Legislação de Proteção Civil ou Planeamento de Exercícios de Proteção Civil. Contam-se ainda a recertificação de Formador de Combate de Incêndios Urbanos e Industriais, curso de desfibrilhador automático externo, certificado de aptidão profissional, curso de promoção à categoria de subchefe / Bombeiro de 2ª Classe, Regimento de Bombeiros Sapadores, Curso de Organização Inicial do teatro de Operações no Combate aos Incêndios Florestais, Curso de Quadro de Comando; Segurança Pessoal e Comportamento de Incêndios Florestais; Postos de Comando; Salvamento e Desencarceramento e o Curso de Bombeiro Mergulhador entre diversas outras participações em formações, seminários e colóquios técnicos em áreas relacionadas com a atividade.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »