O Auditório da Biblioteca Municipal, teve casa cheia na sessão de esclarecimento promovida pelo Municipio e pela AIHSA, que decorreu na passada quarta feira (4), onde ficou patente o interesse que o tema suscita junto dos empresários locais e forças da autoridade presentes.
A sessão, que contou com a colaboração da ASAE, foi presidida pelos Presidentes da Câmara Municipal de Faro, Rogério Coelho, da AIHSA, Daniel do Adro e por Fernando Pereira Subinspetor Geral da ASAE.
O apresentação do tema, “o novo regime jurídico de acesso e exercíco de atividades de comércio, serviços e restauração, com especial enfoque para a venda de géneros alimentícios de natureza não sedentária e a sua aplicação articulada com o Regulamento EU 1169/2011, de 25 de outubro”, esteve a cargo de Maria de Lurdes Gonçalves, Inspetora Chefe da ASAE.
Foram abordados os pontos essenciais do Regulamento EU nº 1169/2011, de 25 de outubro, designadamente a informação obrigatória que deve acompanhar os géneros alimentícios, tendo sido indicados os procedimentos e conteúdo informativo da rotulagem e/ou informação anexa aos alimentos, nota informativa, ementas, forma verbal, etc..
A assistência ficou a saber de que a obrigação de informar sobre potenciais alergénios já está em vigor e de que a informação sobre o valor nutricional dos géneros alimentícios passará a ser obrigatória a partir de 13 de dezembro de 2016.
A sessão terminou com um debate bastante participado, que enriqueceu o conhecimento dos presentes acerca das matérias discutidas.
O momento foi aproveitado para a celebração pública de um Acordo de Colaboração entre o Município de Faro e a AIHSA, com vista à assessoria desta entidade nos eventos ocasionais promovidos pelo Município.