Nelson Mandela, já vive na galeria dos ícones da sabedoria

11

Neste preciso momento estarão a ser escritas milhões de mensagens dirigidas à memória da lenda Sul Africana, ao homem que marcou de forma absolutamente inquestionável, a chamada sociedade moderna, repartindo sabedoria e saber sublimar, numa dimensão inigualável, que irá para além do tempo que viveu, entre estes dois séculos.

Nelson Mandela teve essa extraordinária capacidade de não deixar ninguém indiferente, a começar pelos seus próprios algozes, que depois de o terem encarcerado durante um quarto de vida, foram alvo de um gesto grandioso, o gesto maior que um ser humano de bem pode ter, depois de transformar a revolta e o sofrimento em magnitude, materializada no perdão sem espinhas, como primeiro passo para o novo caminho, que sonhou durante o longo tempo de reflexão.

Madiba, senhor de uma simplicidade rara entre homens com poder, cuja grandiosidade era patente em todos os seus gestos, será sempre recordado como exemplo de líder incontestado, capaz de transformar o ódio em reconciliação, “dominando”, mas pela palavra e pela atitude, usando a inteligência como arma, recusando o belicismo.

Madiba deixa-nos o exemplo dos atos, a lição de vida, a grandeza da palavra e a extraordinária capacidade para acreditar, sem nunca desistir, quando se trata de lutar pelo bem maior que o ser humano herda, quando ganha vida, a liberdade, sem guetos ou ditames inclassificáveis.

Nelson Mandela partiu, já vive na galeria dos ícones da sabedoria, viverá no exemplo que influenciará, as próximas gerações.

Carlos Santomor

Citação de Madiba:

[box type=”shadow” align=”aligncenter” width=”620″ ]”O que conta na vida não é o simples fato de se ter vivido. É o fazer a diferença na vida daqueles, que irão determinar o significado da vida que tivemos” – Nelson Mandela [/box]




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.