Disputou-se no passado domingo em Alcoutim, a primeira jornada do Campeonato Nacional de Esperanças I em Canoagem, prova que contou com a participação de mais de 500 atletas, com idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos, provenientes de 32 clubes.
Esta primeira prova, de um total de três que compõem o Campeonato Nacional de Esperanças, disputou-se no rio Guadiana, foi ganha pelo Clube Náutico de Ponte de Lima com um total de 423 pontos. O segundo e terceiro lugar no pódio foram para o Clube Náutico de Prado, com 316 pontos e Clube Náutico de Crestuma, com 160 pontos.
O Grupo Desportivo de Alcoutim (GDA), que enfrentou algumas contrariedades, devido à quebra do leme da embarcação da equipa Bruno Ramos /João Melo, a competir em K2 Cadete, quando se encontrava na primeira posição, vindo a terminar no 16º lugar, classificando-se no final no 11º da geral, com 107 pontos.
Em relação ainda à prestação do clube anfitrião do evento, o destaque vai para as três medalhas de prata conquistadas por Luís Simão e André Madeira, em C2 Cadete Masculino, Ana Lucia e Joana Ramos, em K2 Iniciado Feminino, e Edgar Rodrigues e Gustavo Madeira, em K2 menor Masculino.
A escolha de Alcoutim para a realização desta prova de dimensão nacional representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo GDA e das excelentes condições naturais oferecidas pelo rio Guadiana para acolher este tipo de eventos
Esta jornada de canoagem, foi organizada pelo Grupo Desportivo de Alcoutim (GDA) em colaboração com a Federação Portuguesa de Canoagem e a Associação Regional de Canoagem do Algarve, com o apoio do Município de Alcoutim.