O Museo Municipal de Faro está a anunciar a reabertura ao público da renovada sala do “mosaico romano do Deus Oceano”, no próximo domingo 13 de Abril, decorrendo no dia anterior, sábado 12 de abril, uma pré-reabertura para convidados e entidades (mecenas) que patrocinararam a renovação.
A sala do “mosaico romano do Deus Oceano”, denominada “Os rostos de Oceanus” considerada a peça mais emblemática do acervo patrimonial do Museu Municipal de Faro, vai reabrir com um visual renovado, para a qual contribuiram diversos mecenas, nomeadamente a Fundação Millennium BCP, o Consulado de Angola em Faro, as Tintas Arga, a Metalofarense e a Delta Cafés.
Segundo o comunicado do Museu, as novas condições de exposição, vão enriquecer a leitura e a interpretação de uma obra ilustrativa da riqueza e do poder que Ossonoba adquiriu no período romano, um tesouro arqueológico que ganha finalmente o estatuto de relevo que merece, podendo o público admirar o mosaico de forma mais aprazível e cómoda.
A pré-abertura está marcada para o próximo dia 12 de Abril, com a receção dos convidados às 15h30, seguida de uma peça de teatro intitulada “Por uma questão de vírgulas” a cargo de António Gambóias, após a qual tem lugar uma visita guiada, pelo Prof. João Pedro Bernardes, comissário científico da exposição e docente na Universidade do Algarve.
A fechar o evento terá lugar um porto de honra, apoiado pela Direção Regional da Cultura do Algarve. A entrada ao público está agendada para o dia 13 de abril.
Pela sua importância histórica, imponência e grande procura por parte dos visitantes, o Município congratula-se com este desfecho que permite devolver a principal peça do Museu ao público.
Neste mosaico de generosas dimensões, o Deus Oceano é representado em tom majestoso e com motivos marinhos. A restante decoração, preenchida por temas geométricos e vegetalistas, bem como a legenda dos patrocinadores que financiaram esta obra, oferece-nos múltiplas leituras e uma aproximação ao que era a Ossonoba naquele passado longínquo.