Monchique é Montanha Sagrada do “ Al –Andaluz” - Algarlife Monchique é Montanha Sagrada do “ Al –Andaluz” - Algarlife

Monchique é Montanha Sagrada do “ Al –Andaluz”

O Município de Monchique valoriza o património cultural e histórico, especialmente o associado ao legado Islâmico no Concelho e na Região.

alcaides montejaque _abO chamado “Topo do Algarve”, é enriquecido com o enquadramento histórico pela denominação “Montanha Sagrada”, que deriva do topónimo árabe “Monte Saquir”, as quatro Montanhas Sagradas do Al Andaluz, todas elas com o mesmo topónimo.

Nessa perspetiva, o Executivo Municipal, liderado pelo Presidente Rui Sndré, deliberou por unanimidade, solicitar à Assembleia Municipal autorização para a Geminação com o Município de Montejaque (Monte Saquir), na Província de Málaga em Espanha.

Este projeto de Geminação que envolve outros dois Municípios espanhóis, Mojacar e Montejicar, partiu dos diversos contactos efetuados, com destaque, para a visita realizada no passado dia 13 de agosto, à sede do Ayuntamento de Montejaque, onde na ocasião, foi assumido o compromisso entre o Alcaide de Montejaque, Diego Sánchez Sánchez e o Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, de dar início do processo administrativo de Geminação, entre os dois municípios.

No mesmo dia, foram apresentadas pelo Historiador e Professor da Escola de Estudos Árabes de Granada, Virgilio Enamorado, em cerimónia que contou com a presença do Presidente da Deputação de Málaga, D.Elías Bendodo Benasayag, as Montanhas Sagradas do Al Andaluz.

Aprovada a Geminação pela Assembleia Municipal de Lagoa, seguir-se á a assinatura do Protocolos de Geminação com os Municípios de Mojacar e de Montejicar, o primeiro da Província de Granada e o segundo de Almeria, ambos na Andaluzia.

A importância destes atos, para além do relacionamento histórico e dos elos comuns do territórios e geografia, das trocas de experiências de âmbito cultural, económico, desportivo, entre outros, surge na altura em que o Turismo do Algarve está a lançar a Rota Omíada no Algarve, na qual Monchique está integrado.

A afirmação das “Montanhas Sagradas” no espaço Europeu e Ibérico passa pelo acordo entre todos os envolvidos onde, a Geminação entre Monchique e Montejaque é definitivamente, o primeiro passo de muitos que estes quatro Municípios da Península Ibérica, terão de dar no futuro mais próximo.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »