Monchique avança com projeto de combate à desertificação! - Algarlife Monchique avança com projeto de combate à desertificação! - Algarlife

Monchique avança com projeto de combate à desertificação!

Monchique investe no combate à desertificação e envelhecimento da sua população, com medidas que procuram atalhar caminho para inverter essa tendência, fixando os atuais ou atraindo novos residentes, como sucedeu com a ùltima deliberação do executivo municipal, por proposta do presidente Rui André.

Em reunião de Câmara que teve lugar esta terça feira (24), o executivo deliberou, aprovar e submeter à discussão pública, o projecto de Regulamento para Atribuição de Apoios no Âmbito da Recuperação e Aquisição de Habitação para Jovens e Jovens Casais, com idade até 35 anos, individual ou média do casal.

O projeto de regulamento prevê a atribuição de um subsídio de “cinco mil euros” acrescidos de um vasto leque de isenções de Taxas e Tarifas Municipais, bem como a oferta de projetos e apoio técnico, nas áreas de intervenção: autoconstrução, reconstrução, conservação, beneficiação ou recuperação de habitação própria.

Todos os estudos demográficos existentes, nomeadamente os Censos, tem registado nas últimas décadas, uma preocupante diminuição da população residente no Concelho de Monchique, a que se soma o envelhecimento da população e a baixa taxa de natalidade, situação que tem merecido grande atenção e justificam medidas concretas por parte deste Executivo.

Outro dos motivos que esteve na base da decisão do executivo municipal, tem a ver com o facto de se verificar a degradação de alguns edifícios nos centros urbanos do concelho, um património urbanístico que importa preservar e conservar.

Para Rui André “com esta decisão cumpre-se mais um promessa do nosso Programa Eleitoral, com especial incidência nos jovens e jovens casais, não só para os residentes mas também para aqueles cujo desafio de vida, pode passar pelo campo ou pela serra, num movimento de fixação, em busca de melhor qualidade de vida a poucos minutos dos centros urbanos do litoral…”

O autarca defende que “Monchique não pode continuar à espera que aconteça um milagre, a sorte e o sucesso constroem-se”, por isso “Este tipo de iniciativas constitui uma aposta nas políticas vocacionadas para manter e cativar mais jovens, no sentido de evitar a desertificação humana que temos vindo a assistir nas últimas décadas. Não podemos ficar indiferentes”, para o presidente da Câmara de Monchique, tem de se criar condições e implementar “medidas que incentivem a fixação e tragam novos habitantes para este território”.

O projecto de Regulamento irá agora para período de consulta pública, sendo de seguida, submetido a Assembleia Municipal para aprovação final.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »