Milhares no Mercado de Culturas… à Luz das Velas - Algarlife Milhares no Mercado de Culturas… à Luz das Velas - Algarlife
Milhares no Mercado de Culturas… à Luz das Velas

Milhares no Mercado de Culturas… à Luz das Velas

A 3ª edição do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas”, que teve lugar de 7 a 10 de julho, no Convento de São José em Lagoa e nas ruas circundantes, foi visitada por milhares de pessoas, que apreciaram inéditos da Cultura Celta.

A animação e o interesse pelos motivos temáticos presentes, foi constante por parte de todos quantos percorreram o evento, sobretudo na área das “barraquinhas” com produtos tradicionais, que atraíram a atenção de visitantes.

O “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” recebeu a visita de cerca de 40.000 visitantes, entre residentes e turistas, o que é um bom indício de que o evento, constitui um marco no património cultural da região, afirmando-se pela originalidade e autenticidade.

A edição deste ano que teve como temática a Cultura Celta, destacou em 2014 a Cultura Muçulmana, em 2015 a Judaica-Sefardita.

Ao longo de quatro dias, o espaço encheu-se com a inconfundível sonoridade das músicas do mundo Celta, tendo estado em destaque as atuações de Linda Scanlon (Irlanda), Sheela na Gig (Galiza/Reino Unido), Malcolm Macmillan (Escócia), Morgane Le Cuff (Bretanha) e, pela primeira vez, a presença de um irrequieto grupo de Caretos, originários de Trás-os-Montes, uma festa ultra-regional.

Para além da música, a organização presenteou o público com uma exposição inédita de 50 máscaras ibéricas, de tradição celta, povo da raça ariana, ou indo-europeia, cujas grandes migrações se perderam nos tempos pré-históricos. As oficinas de tarot de runas celtas e de tiaras celtas, também tiveram uma grande adesão por parte dos visitantes.

Em todas as noites foi realizado um ritual de bruxaria, denominado “A Queimada”, que antecedia um extraordinário espetáculo de dança e fogo, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, a fertilidade da terra e os fogos do Deus celta Belenos, divindade de diversos dos povos germanos, personificação provável do sol, a que não faltaram, também, a recriação do Conto do Mago Merlin e, naturalmente, um espetáculo de evocação da Beltane, também dominado pela dança e fogo.

E como se tratava de um evento “à luz das velas”, foram acesas diariamente 12.000 velas, em todo o espaço do evento, desenhando amuletos, símbolos e runas celtas, constituindo um espetáculo de enorme beleza cénica.

A nível gastronómico, destaque para a presença de uma taberna Celta, nos claustros do Convento de São José.

Face ao sucesso registado, a Câmara Municipal já agendou a 4ª edição do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” para os dias 6, 7, 8 e 9 de julho de 2017, com a temática de animação “O Oriente”.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »