Mesa Nacional em Livro destaca Restaurantes do Algarve - Algarlife Mesa Nacional em Livro destaca Restaurantes do Algarve - Algarlife

Mesa Nacional em Livro destaca Restaurantes do Algarve

Os cinco restaurantes do Algarve que fizeram parte das reportagens “Mesa Nacional” da TVI, assinadas pelo jornalista Paulo Salvador, aparecem agora em livro com o mesmo nome, que promete ser muito útil, como companhia do leitor nas suas incursões pelo país.

Os restaurantes algarvios mencionados no livro, são a “Tasca do Petrol” no Corgo do Vale, o “Dom Petisco” em Vila Real de Santo António, a “Marisqueira do Fialho” no Pinheiro, a “Noélia e Jerónimo” nas Cabanas de Tavira e o “À-do-João” na Ilha do Farol, descritos cada um com a sua particularidade diferenciadora e única, no roteiro de “paragens deliciosamente punitivas” segundo o jornalista.

mesa_nacional_ paulo Salvador _abO livro “Mesa Nacional” que chega às livrarias a 10 de novembro, percorre o país de norte a sul, Açores e Madeira, “viagens que Paulo Salvador acompanhado pelo operador de câmara Ricardo Ferreira classifica de inesquecíveis”, por restaurantes que resultaram em “dezenas de reportagens” para os jornais televisivos da TVI.

O projeto, segundo o autor “nasceu de três fatores: uma paixão, um conceito e uma aceitação. A gastronomia; a divulgação de restaurantes onde só se levam os amigos; e o entendimento da Direção de Informação de que este era um produto televisivo original”.

O sucesso da rubrica “Mesa Nacional” tem sido tal que, no verão deste ano, foi para o ar a segunda série de reportagens e “muitos dos proprietários dos restaurantes retratados viram a sua vida mudar de um dia para o outro”.

“Paragens deliciosamente punitivas”, onde se come desde bacalhau racheado e não recheado; porque se abre à racha, cozido escondido no pão, canja de cornos, e se é atendido por gente da terra, real, com as suas tradições, as suas histórias e o seu amor à cozinha, à arte de dar sabor e aromas aos mais típicos ingredientes nacionais.

“Mesa Nacional” é, por isso, um roteiro do Portugal gastronómico e suas histórias, que o autor conta socorrendo-se da intimidade criada com os proprietários e colaboradores dos restaurantes, relações que só a mesa propicia.

Restaurantes do Algarve, descrito no Livro “Mesa Nacional”:

  • – A Tasca do Petrol (Corgo do Vale) – onde “do porco tudo se come” e o “pernil é imperdível”;
    – Dom Petisco (Vila Real de Santo António) – que conquista castelhanos e portugueses pelos pratos de peixe e onde há clientes que chegam de barco;
    – Marisqueira do Fialho (Pinheiro) – onde se encontram os peixes menos nobres mas ainda assim saboroso;
    – Noélia e Jerónimo (Cabanas de Tavira) – ao qual “até alguns chefs Michelin se rendem à qualidade do que vem à mesa”;
    – À-do-João (Ilha do Farol) – mais um “refúgio para sentir os sabores do mar” algarvio;



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »