Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância em Lagos - Algarlife Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância em Lagos - Algarlife

Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância em Lagos

Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Lagos

Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Lagos

O Município de Lagos e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Lagos, associam-se ao mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude com o intuito de dar mais visibilidade, a nível local, ao papel da comunidade na prevenção do abuso infantil, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal ou física.

Ao assumir a violência como um dos mais graves problemas de saúde pública pela sua dimensão e consequências, a Organização Mundial de Saúde alerta para a importância das medidas preventivas como o investimento que maior retorno oferece, a médio e longo prazo.

Em simultâneo, e com o mesmo intuito, decorre também a Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon). Em Lagos, a parte mais visível desta campanha estará na adoção do laço azul nos serviços de atendimento da autarquia e de maior contacto com o público, nomeadamente na receção do Edifício; Gabinete do Munícipe; receção dos equipamentos culturais (Centro Cultural, Biblioteca, Antigos Paços do Concelho, Espaço Jovem; Ludoteca e Pólos de Leitura).

O Laço Azul, é uma história que se iniciou em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W.Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

As Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) são “uma instituição oficial não judiciária, com autonomia funcional, que visa promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral”. É exatamente o trabalho que a CPCJ de Lagos tem desenvolvido desde 1998, ano em que esta Comissão começou a funcionar no Município.

No início deste ano as instalações desta entidade passaram para o r/c do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »