Marchas Populares no “SANTÓDROMO” de Quarteira - Algarlife Marchas Populares no “SANTÓDROMO” de Quarteira - Algarlife
Marchas Populares no “SANTÓDROMO” de Quarteira

Marchas Populares no “SANTÓDROMO” de Quarteira

O Passeio das Dunas, o novo “SANTÓDROMO” de Quarteira, vai ser pela primeira vez, palco do desfile das Marchas Populares, nos dias 12, 23 e 28 de junho. Desde 2019 que este evento não se realiza, daí para este ano, as expectativas serem enormes, não só pelo interregno prolongado causado pela pandemia, mas pela grande novidade que constitui o novo recinto.

Depois de vários anos a marchar no “Calçadão”, desta vez o Passeio das Dunas, o prolongamento desse passeio marginal para o lado de Vilamoura, inaugurado em 2016, e que é cada vez mais centro de grandes eventos (foi aqui que no fim de semana passado decorreu os Petiscos do Pescador), será também o cenário deste desfile.

Esta alteração nasce de uma vontade conjunta das organizações das marchas, Junta de Freguesia e Câmara Municipal, no sentido de dar melhores condições tanto aos marchantes para mostrarem toda a qualidade artística, mas também aos visitantes que, a cada ano que passa, acorrem em maior número ao desfile, pelo que o Passeio das Dunas terá capacidade para receber um maior número de pessoas.

O espaço estará engalanado para receber as sete marchas que participam este ano e que vão estar no novo “santódromo” nas três noites – As Florinhas de Quarteira, a Rua da Cabine, a Rua Gago Coutinho, a Rua Poeta Pardal, a Fundação António Aleixo, a Rua Vasco da Gama e a Rua do Outeiro.

Tal como acontece noutras localidades piscatórias portuguesas, nas noites de Stº António, S. João e S. Pedro as ruas de Quarteira enchem-se de cor, música, dança e alegria durante o mês de Junho. O ponto alto das celebrações é o desfile das marchas que representam as ruas da cidade, envolvendo centenas de marchantes trajados a rigor, com coreografias únicas inspiradas em temas como o mar, a atividade piscatória, as tradições dos Santos Populares e os símbolos associados a esta festividade – os arcos, os manjericos, as fogueiras, os balões, a alcachofra ou o alho-porro.

Para além do desfile, a gastronomia – as sardinhas assadas, as febras, o pão com chouriço, o caldo verde e o vinho tinto – e os arrais constituem razões mais do que suficientes para que milhares de pessoas visitem Quarteira nestes dias. Mas a tradição manda ainda que se saltem as fogueiras e se queime alcachofra.

Os arraias serão outro dos atrativos para celebrar a vida dos três santos milagreiros. São três as ruas onde estas festas populares irão decorrer, com muita música e bailaricos animados por artistas populares: Rua Vasco da Gama (com Duo Rui e Miguel, a 9 de junho, Valter Cabrita, a 10, Paulo Coelho, a 16, e Helder Pires, a 17), Rua da Cabine (com Valter Cabrita, a 23 e Duo Rui e Miguel, a 24) e Rua da Alegria (com Migue G, a 12, e Luís José, a 28). Estes arraiais acontecem entre as 19h00 e as 00h00.

Outra das tradições reeditadas será a venda de manjericos, no Largo do centro Autárquico, nos dias 13, 23 e 28 de junho, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, no Largo do Centro Autárquico.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »