Loulé quer integrar a Rede Internacional de Turismo Criativo! - Algarlife Loulé quer integrar a Rede Internacional de Turismo Criativo! - Algarlife

Loulé quer integrar a Rede Internacional de Turismo Criativo!

“Turismo Criativo” é um novo segmento do Turismo, que está a crescer de forma muito significativa pelo mundo inteiro, uma “nova geração de turistas” que procura participar ativamente na cultura, tradições e forma de vida dos residentes, em interação com as gentes e o carácter singular de um lugar.

Loulé mostrou nos passados dias 13 e 14 de Junho que reune potencial para avançar com uma boa oferta neste novo segmento, estando a preparar a candidatura à Rede Internacional de Turismo Criativo, com o apoio da ProActiveTur, que deve ser apresentada até ao final deste ano.

Caroline Couret, a Coordenadora da Rede Internacional “Creative Tourism Network”, afirmou na palestra que proferiu em Loulé, subordinada ao tema: “Como construir programas de turismo criativo e potenciar ofertas em rede”, que existem 15 destinos reconhecidos a nível mundial e que Loulé tem condições para vir a pertencer a esta rede, destacando “o calor humano, a amabilidade e as tradições” da cidade.

A Coordenadora referiu os vários exemplos de programas de turismo criativo que estão a ser desenvolvidos em várias partes do mundo, desde aulas de rumba catalã e sessões culinárias em casa de “chefs” em Barcelona, até à salga de anchovas com os pescadores na Costa Brava, ou a workshops num bairro de artistas em Santiago do Chile.

O importante é “conquistar as emoções dos viajantes” através de experiências “únicas, autênticas e de grande qualidade que reforcem a identidade do lugar”, pondo em ação os lemas “small is beautiful” e “do it yourself”.

Hugo Nunes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loulé, considera que o Turismo Criativo, é “um dos pilares para o futuro do concelho” e refere que tem um grande “potencial de dinamização do património cultural físico e imaterial”.

João Ministro, da ProActiveTur, explicou que este evento é “o ponto de partida” para outras iniciativas que se pretende desenvolver com o projecto Loulé Criativo envolvendo agentes locais, técnicos da autarquia, o comércio, artesãos e artistas. O projecto pretende contribuir para a revitalização e dinamização das artes e ofícios e abrange a realização de programas de turismo criativo, residências artísticas, formação, investigação, apoio à instalação de novos artesãos e à comercialização dos produtos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.