Libertação do Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) - Algarlife Libertação do Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) - Algarlife

Libertação do Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis)

O RIAS/ALDEIA e a equipa do projecto LIFE+ Trachemys, convidam o público em geral para assistirem na próxima quarta-feira (12/06), à libertação os primeiros 40 indivíduos de Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) nascidos em cativeiro.

Anunciada como acção inédita em Portugal, a libertação destes primeiros animais decorrerá na Lagoa de São Lourenço em Almancil, junto ao observatório de aves, na Lagoa da Quinta do Lago Sul e na Lagoa das Dunas Douradas.

A reprodução em cativeiro do Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis), uma espécie considerada em perigo de extinção no país, é um dos objetivos do Projeto LIFE+ Trachemys, que se iniciou em 2011, resultado de uma parceria entre o CIBIO, o Parque Biológico de Gaia, a Associação ALDEIA/RIAS, em Portugal, a Generalidade Valenciana e a empresa Espanhola, Vaersa.

Estes nascimentos em cativeiro têm como objetivos aumentar a reduzida taxa de sobrevivência dos animais nos primeiros anos de vida e reforçar as populações selvagens desta espécie. Os resultados obtidos representam já o equivalente a um acréscimo de cerca de 1/3 da população total existente nas lagoas abrangidas pelo Projeto.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.