Afonso Dias, acompanhado por Teresa da Silva, apresenta, no próximo dia 2 de Outubro, pelas 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, o recital Lendas do País do Sul.
Este recital é um tributo à obra de Athaíde de Oliveira e ao seu Romanceiro e Cancioneiro do Algarve, que Afonso Dias define como uma viagem pelo Algarve de sonhos e lendas, viagens e aventuras, heróis e moiras encantadas, e inclui também a colaboração dos poetas como al Muthâmide, Ibn’amar, João Lúcio, Sophia, Natália … e canções do Algarve.
Francisco Xavier de Athaíde de Oliveira, nasceu no Algoz em 1842. Ordenado presbítero em 1868, foi capelão da Universidade de Coimbra e Conservador do Registo Predial de Loulé, para além de ter mantido uma colaboração regular na imprensa regional. O seu contributo no domínio da etnografia portuguesa no final do século XIX centrou-se nos estudos pioneiros da literatura oral e tradições populares algarvias.
Da sua produção etnográfica destaca-se a obra, As Mouras Encantadas e os Encantos do Algarve (1898). Publicou ainda Contos Infantis (1897) e Contos Tradicionais do Algarve (2 Vols., em 1900 e 1905) e Romanceiro e Cancioneiro do Algarve – Lição de Loulé (1905), uma compilação da tradição oral regional. Consagrou às diferentes localidades algarvias importantes estudos monográficos histórico-geográficos.