Lagos promoveu na BTL potencial de cultura e turísmo! - Algarlife Lagos promoveu na BTL potencial de cultura e turísmo! - Algarlife

Lagos promoveu na BTL potencial de cultura e turísmo!

Lagos voltou a estar presente na BTL a Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira de turismo em Portugal, onde promoveu o potencial cultural e turístico do concelho, integrado no espaço Algarve, a convite da Região de Turismo.

Lagos voltou a estar presente na BTL

O balanço da presença de Lagos nesta 28ª edição é desde logo, considerada como muito positiva, com destaque para o crescente interesse dos operadores turísticos internacionais e do público, em conhecer a oferta do município e da região durante o ano.

Nesta edição da BTL, o Algarve foi o destino nacional convidado, tendo estado em destaque, no certame internacional que decorreu de 02 e 06 de março.

O Município de Lagos, aproveitou a oportunidade para promover e divulgar a cultura, o património e a identidade histórica local, com propostas valorizadoras de um destino turístico de excelência, que pretende contribuir decisivamente para atenuar e combater da sazonalidade na região, afirmando-se ao longo de todo o ano.

Para além de reuniões realizadas com os operadores turísticos e das ações de promoção direta no stand do município de Lagos, foram realizadas três apresentações, nos dias 04 e 05.

Lagos | BTL 2016

As “Rotas e Património” serviu de mote para esta viagem ao período áureo dos descobrimentos dos séculos XV e XVI e para a apresentação pública do mais recente Guia editado pela Câmara Municipal de Lagos e cujo tema foi “Lagos na Rota da Escravatura. Com o apoio deste guia, apresentado pela colaboradora da autarquia, Elena Móran, qualquer visitante poderá fazer uma “viagem no tempo” a Lagos do final da Idade Média e do início da Época Moderna, ancorando o percurso no tema das primeiras gerações de Africanos aqui desembarcados na condição de Escravos.

No dia seguinte, as “Artes e o Conhecimento” foram o tema de outras duas apresentações, O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL), enquanto agente promotor do conhecimento científico e do património natural, destacou as atividades promovidas por este importante equipamento de divulgação científica e tecnológica, nomeadamente as saídas de campo aos locais com vestígios e pegadas de dinossauros, e a disponibilidade para apoiar grupos turísticos.

Lagos | Material Promocional | BTL

O Prof. Luis Azevedo, diretor do CCVL apresentou igualmente o Guia de Geologia e Paleontologia de Lagos, uma ferramenta imprescindível para que os visitantes de Lagos, nacionais e estrangeiros, façam uma visita mais completa à cidade, identificando as rochas e os fósseis que fazem parte de igrejas, monumentos e outros edifícios da cidade.

A encerrar este tema, coube ao responsável do LAC – Laboratório de Atividades Criativas, Nuno Pereira, falar de uma das mais importantes iniciativas desta associação – o Projeto ARTURb: Arte Urbana em Lagos, que tem vindo a acrescentar valor ao turismo cultural da cidade de Lagos, dando a oportunidade ao visitante de desfrutar de obras de arte em espaços públicos.
Recorde-se que este projeto, que teve início em 2010, tem vindo a possibilitar à cidade ganhar testemunho físico e artístico, contando atualmente com obras de alguns dos autores mais representativos do panorama contemporâneo, entre eles, ROA, BEZT, SAINER, C215.

Ainda que sejam estimativas, de acordo com os dados veiculados pela diretora de área de feiras da FIL responsável pela BTL,

Segundo Fátima Vila Maior, diretora de área de feiras da FIL e responsável pela BTL, em declarações a alguns orgãos de comunicação social, apontava as primeiras estimativas para a 28ª edição da Feira de Turismo de Lisboa, “um aumento de 3% no número de visitantes profissionais para perto de 37 mil” e “no público em geral um crescimento de 6% para quase 40 mil pessoas”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »