O Municipio de Lagos organizou a primeira sessão do projeto “Saúde em Movimento 2014”, que reuniu no auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, uma audiência numerosa e interessada no tema “Hipertensão Arterial?! – Dúvidas e Esclarecimentos”, monitorizada pelos técnicos e especialistas da Redenced-enfermeiros.pt, entidade com quem a Autarquia assinou recentemente um protocolo de cooperação.
No âmbito desse protocolo, que tem como objetivo a realização e divulgar de ações subordinadas à promoção da saúde e qualidade de vida dos cidadãos, o Municipio pretende “contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos, com ações de sensibilização e prestação de serviços de qualidade no âmbito da saúde, com programas específicos para a população idosa do concelho”.
Recorde-se que a autarquia promove desde há mais de dez anos, o programa “Saúde em Movimento”, um projeto de intervenção personalizado e adaptado às condições de saúde dos participantes e estimular o desenvolvimento de um estilo de vida saudável.
No âmbito deste projeto, dirigido à população com idade superior a 40 anos, os técnicos do Serviço de Juventude e Desporto da autarquia têm organizado diversas atividades que promovem a aptidão física funcional, a estimulação cognitiva, treino sensório-motor, o gosto pelas caminhadas, convívios temáticos e educação para a saúde (workshops).
Neste sentido, e uma vez que no âmbito do projeto “Saúde em Movimento 2013/2014”, está prevista a realização de sessões de educação para a saúde, a promover em articulação e parceria com entidades do Serviço Nacional de Saúde e outras com conhecimento e atividade nesta área, foi decidido, na Reunião de Câmara de 05 de fevereiro, avançar com esta cooperação, que se “traduz numa colaboração qualificada que beneficiará os participantes deste projeto”.