Algarlife

Lagos nas comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos

Lagos nas comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos

Lagos nas comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos

Lagos vai apresentar o livro “Portugal em Marrocos: olhar sobre um património comum”, da autoria de Frederico Mendes Paula, nas comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses, que tem lugar a 28 de Março em Tomar.

O Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses foi formalmente criado em 28 de março de 1993, e encontrou, desde logo, acolhimento na esmagadora maioria das autarquias com centro histórico.

A data escolhida para as celebrações — 28 de março— está intimamente ligada a uma das figuras da cultura portuguesa que melhor defendeu o património nacional, Alexandre Herculano. Nascido na cidade de Lisboa, em 28 de Março de 1810, o historiador e político, jamais deixou de levantar a voz em prol do nosso legado histórico-cultural.

Ao instituir o “Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses”, na data do aniversário de Alexandre Herculano, o Governo e a Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH) quiseram, tanto homenagear o espírito e a obra desta importante figura como, simultaneamente, criar uma nova oportunidade para a promoção das ações encetadas pelos municípios no que toca à salvaguarda dos seus centros históricos. Neste âmbito, por todo o país, são anualmente apresentados nesta data os projetos concebidos, em curso ou já concretizados neste domínio que, a todos os municípios integrados na Associação, interessa, une e mobiliza.

O Município de Lagos, que já acolheu a nível nacional esta iniciativa no ano de 2014, estará presente em Tomar, tanto para as comemorações oficiais, onde será apresentado o livro do colaborador da autarquia de Lagos, Frederico Mendes Paula “Portugal em Marrocos: olhar sobre um património comum”, como para participar na Reunião da Direção e Assembleia Geral da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico.

O dia terminará com a entrega do Prémio “Memória e Identidade” a ao General Doutor Ramalho Eanes.

Exit mobile version