Lagos homenageou quatro personalidades na toponímia da cidade! - Algarlife Lagos homenageou quatro personalidades na toponímia da cidade! - Algarlife

Lagos homenageou quatro personalidades na toponímia da cidade!

Lagos homenageou em cerimónia realizada no passado dia 01 de novembro, no âmbito das comemorações do Dia do Município, quatro cidadãos, perpetuando os seus nomes na toponímia da cidade, com o descerramento das placas que passam a homenagear, Emmanuel da Costa Correia ‘Historiador’, João Braz ‘Poeta’, António Diogo Bravo ‘Industrial, e António Aleixo ‘Poeta’.

A Sessão Solene que antecedeu a Cerimónia de Descerramento de Placas Toponímicas, decorreu no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, na presença de vários convidados, na sua maioria amigos e familiares dos homenageados.

Para além do executivo municipal, estiveram igualmente presentes, o Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Paulo Morgado; o Presidente da Assembleia da União de Freguesias de Lagos, José Bandarra, outros autarcas, membros da Comissão Municipal de Toponímia e demais entidades locais que aceitaram o convite para participar nesta cerimónia.

As placas toponímicas que foram descerradas resultaram de uma proposta de atribuição de denominações toponímicas para a Freguesia de Santa Maria, zona da Atalaia que a Comissão Municipal de Toponímia deliberou, por unanimidade, na reunião de 29 de maio de 2008, apresentar à Câmara Municipal de Lagos, tendo a mesma merecido a aprovação unânime do órgão executivo em reunião realizada a 18 de junho de 2008. Estava então em causa não apenas a identificação de novos arruamentos numa zona de expansão urbana da cidade de Lagos, de cariz residencial e turístico, nas proximidades de um prestigiado campo de golfe, como a oportunidade de, uma vez mais, se prestar homenagem através da toponímia de Lagos a personalidades que a seu tempo se destacaram nos mais variados domínios de atividade humana, da cultura ao mundo empresarial, recordando a sua vida e obra, e fazendo perdurar, nas gerações atuais e futuras, pedaços de uma memória coletiva que dá conteúdo à identidade de um povo e dos lugares.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »