Lagos homenageou o geofísico português Luis Mendes Victor! - Algarlife Lagos homenageou o geofísico português Luis Mendes Victor! - Algarlife

Lagos homenageou o geofísico português Luis Mendes Victor!

Lagos homenageou no passado sábado, o geofísico Luis Mendes Victor, que adotou a cidade de Lagos como sua, onde passava parte do seu tempo.

A homenagem decorreu no Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho, na Praça Gil Eanes e contou com a presença do executivo municipal, da família do homenageado e amigos próximos, nomeadamente João Pereira Neto, Secretário da Sociedade de Geografia de Lisboa, o Contra Almirante José Luis Branco Seabra de Melo e ainda vários convidados que também fizeram questão de estar presentes neste importante momento.

Na Homenagem ao Professor Luís Mendes Victor, foi atribuindo o seu nome a um arruamento, imortalizando o seu nome na toponímia de Lagos.

O geofísico Luis Mendes Victor. foi um homem sempre presente na vida da cidade que adotou como sua, onde construiu uma casa e onde passava parte do seu tempo, participando na vida comunitária de forma interessada, como é exemplo a criação de uma associação de moradores do centro histórico, por sua iniciativa, lê-se no comunicado do municipio.

Na cerimónia intervierem várias personalidade, entre os quais, Frederico Mendes Paula arquiteto e funcionário da Empresa Municipal FUTURLAGOS, profundo conhecedor da vida e obra do homenageado, João Pereira Neto, Secretário da Sociedade de Geografia de Lisboa que falou da entrada de Mendes Victor na Sociedade de Geografia, relembrando que o mesmo assinou a sua candidatura em 31 de maio de 1982, “E já nessa altura, Mendes Victor tinha um currículo espantoso, com trabalhos desenvolvidos em inúmeras partes do mundo”.

Paulo Morgado, Presidente da Assembleia Municipal de Lagos também interveio para destacar o profundo respeito que nutria pelo professor. A última intervenção pertenceu a Maria Joaquina Matos, Presidente da Câmara Municipal de Lagos, que finalizava o seu discurso, afirmando que Luis Mendes Victor “era um cientista, mas manteve sempre uma forte visão humanista. Foi um homem simples, como simples são todos os homens grandes”.

A cerimónia terminou com o descerramento da placa toponímica, na rua que tem início na Avenida das Comunidades Portuguesas e termina na Rua dos Bombeiros Voluntários de Lagos.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »