Lagos homenageou cidadãos e entidades no Dia do Municipio

Lagos homenageou cidadãos e entidades no Dia do Municipio

13

Lagos comemorou o Dia do Município, feriado municipal, na passada quinta feira 27 de Outubro, homenageando Cidadãos e Entidades que se destacaram a nível local, com a atribuição de Medalhas de Mérito Municipal e de Honra.

hastear-das-bandeiras-_abDedicado ao seu Santo Padroeiro São Gonçalo de Lagos, o Dia do Município teve início pela manhã com a tradicional Cerimónia do Hastear das Bandeiras, que decorreu junto aos Antigos Paços do Concelho, na Praça Gil Eanes. Para além do executivo municipal, estiveram presentes as várias coletividades culturais, recreativas e desportivas do concelho e munícipes que se quiseram associar a estas comemorações.

O Centro Cultural foi na parte da tarde, o palco de um dos momentos mais importantes, a Sessão Solene. Cumprindo a tradição, o Município prestou o reconhecimento público, a cidadãos e a entidades coletivas, que se destacaram na comunidade.

Na Sessão Solene, foram agreciados com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata, as seguintes entidades empresariais e comerciais: a Taberna Fonte das Sete Bicas, o Grupo Adega da Marina e a Padaria Central. Com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, foram agraciados José Maria Pedrosa D´Abreu Cardoso e, a título póstumo, o pintor Joaquim Bravo. Com a Medalha de Honra foi agraciado o Programa Escola Segura, que conta com o apoio de elementos da GNR e da PSP de Lagos.

Após a entrega das Medalhas por parte do executivo municipal, seguiram-se as intervenções oficiais do Dia do Município. Paulo Morgado, Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, foi quem começou por tomar a palavra exatamente para lembrar “a importante figura” de São Gonçalo, o Padroeiro de Lagos. O autarca realçou o facto de São Gonçalo ser “um exemplo de vida e de humildade e que por essa razão sempre foi considerado um homem especial. “Hoje estamos aqui a prestar homenagear a um conjunto de empresas e projetos por serem especiais como São Gonçalo e, exatamente por essa razão, o município está muito grato pelo vosso trabalho em prol da comunidade”.

A Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, referiu na sua intervenção, que “reconhecer o papel, o trabalho, o empenho, a criatividade, o empreendedorismo e o mérito intelectual, social e económico destas entidades e destas pessoas, é para nós uma grande satisfação, orgulho e responsabilidade. Ao fazê-lo, não só valorizamos o seu percurso, como também acabamos por estimular outros a seguir os seus passos, acreditando que vale a pena fazermos e lutarmos sempre pelo melhor”.

A Sessão Solene encerrou com um momento musical da responsabilidade do Grupo Coral de Lagos, após o qual foi inaugurada a Exposição Coletiva de Fotografia intitulada “Começar do Zero”, produzida pela Associação Cultural Casa Branca no âmbito do Festival Verão Azul.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.