Lagos garante serviço de apoio personalizado a idosos! - Algarlife Lagos garante serviço de apoio personalizado a idosos! - Algarlife

Lagos garante serviço de apoio personalizado a idosos!

O Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa da Câmara Municipal de Lagos, que começou a funcionar em 2011, apresentando-se na altura como um serviço pioneiro de atendimento especializado, continua a garantir a todos os munícipes, com idade igual ou superior a 65 anos, um atendimento personalizado.

O G.A.P.I. é um espaço direcionado aos munícipes mais idosos, com idade igual ou superior a 65 anos, onde estes podem, tranquilamente e sem pressas, encontrar apoio e informações úteis em resposta a questões relacionadas com direitos e benefícios que lhes assistem em áreas como o acesso a serviços públicos, equipamentos, saúde, segurança social, lazer, entre outras.

Desde a sua entrada em funcionamento, em outubro de 2011, o G.A.P.I., que funciona uma manhã por semana, já efetuou cerca de uma centena de atendimentos, dando um contributo bastante relevante no preenchimento de documentação, em dar orientação/informação de âmbito jurídico, na elaboração de cartas e mediação com entidades externas, bem como no encaminhamento dos assuntos para as entidades competentes, contribuindo desta forma para uma participação mais ativa na sociedade, e habilitando os mais idosos para um melhor exercício da sua cidadania.

De referir que o GAPI contempla também, sempre que necessário, uma vertente ao domicílio, sobretudo no caso dos idosos com dificuldades de locomoção numa lógica de proximidade a esta população e de aumento da abrangência do serviço.

De frisar que, desde a sua implementação, o intuito principal deste serviço não foi atender o maior número possível de idosos, mas sobretudo, garantir um serviço de qualidade através de um atendimento personalizado e especializado, onde os idosos podem ver atendidas as suas solicitações.

Informação Complementar:

GABINETE DE APOIO À PESSOA IDOSA (G.A.P.I.)

Destinatários: Seniores do Município (65 anos de idade ou mais)
Local: Câmara Municipal de Lagos
Horário: 4ª feira | 9h30 às 13h00 (aconselha-se a efetuar marcação prévia através de telefone ou presencial, na receção do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI)
Contactos: 282 771 700 ou 282 780 900

Exemplos de solicitações já apresentadas no G.A.P.I.:

• Informação sobre Lares e Serviço de Apoio Domiciliário
• Prestação de informações de interesse do idoso sobre os direitos e benefícios na área da Segurança Social, da Saúde, da Ação Social, de equipamentos e serviços, entre outros: desconto social para a energia; tarifas sociais da água; taxas moderadoras; descontos nos transportes e sobre o Complemento Solidário para idosos:
• Auxílio nas questões burocráticas (preenchimento de documentação);
• Mediação com entidades externas;
• Aconselhamento e encaminhamento para outras entidades e serviços, consoante a necessidade apresentada;
• Prestação de informação e aconselhamento jurídico;
• Denúncia de maus tratos




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »