Lagos entrega Prémios do Concurso Literário Sophia de Mello Breyner! - Algarlife Lagos entrega Prémios do Concurso Literário Sophia de Mello Breyner! - Algarlife

Lagos entrega Prémios do Concurso Literário Sophia de Mello Breyner!

Decorreu na Biblioteca Municipal de Lagos, a cerimónoa da entrega de Prémios do “Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen”, uma iniciativa das Bibliotecas Municipais das Câmaras Municipais de Lagos e de Loulé. Um concurso anual, que tem como principal objetivo incentivar os alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário à leitura das obras da poetisa.

A Cerimónia que estava integrada nas Comemorações do 25 de abril, decorreu a 26, numa das salas da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, que se encontrava repleta de jovens, familiares e amigos.

A iniciativa contou igualmente com as presenças dos presidentes das Câmaras Municipais de Lagos e Loulé, Maria Joaquina Matos e Vitor Aleixo, da Vereadora Maria Fernanda Afonso, responsável na autarquia lacobrigense para as áreas da Educação e Cultura, do Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Paulo Morgado, dos Presidentes de Junta de Freguesia, convidados e elementos do júri designado que apreciou os trabalhos apresentados a concurso.

Intervieram na abertura o presidente do municipio de Loulé, Vitor Aleixo, que recordou, ter conhecido pessoalmente Sophia de Mello Breyner Andresen, referindo-se aos motivos que levaram à atribuição do nome da poetisa à Biblioteca Municipal de Loulé, salientou ainda a “importância de se conhecer a obra desta autora, uma vez que a mesma nos ajuda a compreender o mundo em que vivemos, condição essencial para sermos verdadeiramente livres”.

Maria Joaquina Matos Presidente da Câmara Municipal de Lagos referia na sua intervenção, a importância da obra de Sophia e da “necessidade desta estar presente e ser reavivada permanentemente”, aludindo ao facto de Sophia de Mello Breyner ter sido uma apaixonada por Lagos e por “ter promovido valores que nos ajudam, a todos, a ser cidadãos livres”.

Os alunos premiados também deixaram o seu testemunho, agradecendo aos professores que os orientaram na execução dos trabalhos e às escolas que frequentam.

A vencedora do prémio correspondente à categoria A “Poesia, Prosa e Ensaio”, Ana Flor Kristófesák Galvão, aluna do Ensino Secundário (Escola Secundária Júlio Dantas), explicou o seu trabalho, referindo que o mesmo tem implícita uma mensagem que remete para uma certa nostalgia e um ambiente de sofrimento que caracteriza a atualidade, embora também esteja presente o sentimento de esperança.

Ana Flor referiu ainda que tanto ela própria como os demais alunos concorrentes “participaram nesta iniciativa com a vontade de viver o presente e o agora”, sem terem necessariamente a visão posta numa meta a atingir ou no prémio, ou seja, “participaram por amor à literatura e à arte”.

A cerimónia contou com registos musicais pelo Grupo “Cordas Soltas”, composto por 4 elementos: Greta Hasenbalg (Vocalista do Grupo) e André Conceição (na Guitarra) – ambos alunos do 12.º Ano da Escola Secundária Júlio Dantas, acompanhados no Baixo por Filipe Lima (ex-aluno desta escola, que se encontra atualmente a frequentar em Curso de Técnicas de Som em Lisboa) e na Percussão por Paulo Jorge (amigo convidado).

PREMIADOS

O Concurso é composto por duas categorias: Categoria A “Poesia, Prosa e Ensaio” e Categoria B “Ilustração”, divididas em dois níveis de escolaridade: 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, tendo sido atribuído apenas um prémio único a cada nível de escolaridade de entre cada categoria.

1) 3º CICLO do ENSINO BÁSICO

Categoria de poesia, prosa e ensaio

Prémio:
Aluna: Lea Zollmer, Inês Lourenço e Daniela Salvaterra – 7º ano – Título do trabalho “ A Encruzilhada Sophiana” – Escola Básica 2,3 S. Vicente – Vila do Bispo
Inspirado na obra: “ O Rapaz de Bronze”

Menção Honrosa:
Aluna: Mariana Espada Lopes – 9º ano – Título do trabalho “ Poesia” – Agrupamento de Escolas Dr. Joaquim Magalhães – Faro
Inspirado em vários contos: mais recente, “Contos Exemplares”

Categoria de ilustração:

Não houve atribuição de prémios – de acordo com as Regras de Participação, o júri acordou aplicar o ponto 8.7. “ Caso os trabalhos não apresentem qualidade, o júri reserva-se o direito de não atribuir prémios”.

2) ENSINO SECUNDÁRIO

Categoria de poesia, prosa e ensaio

Prémio:
Aluna: Ana Flor Kristófesák Galvão – 10ºano – Título do trabalho “ Vinda” – Escola Secundária Júlio Dantas – Lagos
Inspirado nos poemas: “Espero”, in Poesia I e “ Espera”, in Dia do Mar

Menção Honrosa:
Aluna: Maria Marta Saias Ribeiro dos Santos – 10º ano – Título do trabalho “ Tudo começa com um simples toque” – Escola Secundária João de Deus – Faro
Inspirado nas obras: Dual, No Tempo Dividido e Livro Sexto

Menção Honrosa:
Aluna: Catarina Beatriz Bentes Sintra da Encarnação – 10º ano – Título do trabalho “ O diário de Mónica” – Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira – Lagoa
Inspirado no conto: “o retrato de Mónica”, in Contos Exemplares

Categoria de ilustração

Prémio:
Aluno: João Luís Batista Pissarro – 12º ano – Escola Sec. Júlio Dantas – Lagos
Inspirado no poema: “Bebido o luar”

Menção Honrosa:
Aluna: Ana Flor Kristófesák Galvão – 10ºano – Esc. Sec. Júlio Dantas – Lagos
Inspirado na obra: “ O Rapaz de Bronze”

Menção Honrosa:
Aluna: Ana Flor Kristófesák Galvão – 10ºano – Esc. Sec. Júlio Dantas – Lagos
Inspirado no poema: “Os nossos dedos”, in Coral

Todos os concorrentes receberam certificados de participação. Os Premiados também receberam cartões-oferta no valor de 50,00€, uma gentileza da FNAC que foi o Patrocinador Oficial do Concurso. Às escolas frequentadas pelos alunos premiados foram oferecidos livros, como contributo para enriquecer as respetivas Bibliotecas Escolares.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »