Lagos continua a apostar na preservação ambiental - Algarlife Lagos continua a apostar na preservação ambiental - Algarlife

Lagos continua a apostar na preservação ambiental

Lagos recolheu em 2013 para reciclagem, cerca de 50 kg de rolhas de cortiça e aproximadamente 4 toneladas de óleos alimentares, nos 12 oleões distribuídos pelo concelho, numa demonstração que as questões ligadas ao ambiente, continuam a fazer parte das preocupações do municipes lacobrigenses.

Durante o ano de 2013 foram recolhidos nos “ROLHINHAS” distribuídos pelos edifícios municipais e escolas do concelho, um total de 47,30 kg de rolhas de cortiça, no âmbito do programa GREEN CORK, que apesar de ser um número importante, correspondente a um ligeiro decréscimo (-31%) comparativamente a 2012, que segundo os serviços municipais da área do ambiente, poderá estar relacionado com a redução no consumo.

O programa GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça que tem como objetivo a transformação das rolhas usadas noutros produtos. Em termos gerais, este projeto pretende ajudar o ambiente com a redução de resíduos, defendendo a rolha de cortiça como produto ecológico (e do próprio montado) e estimulando a plantação de novas árvores.

De acordo com informações fornecidas pela QUERCUS, cada quilograma de rolhas recicladas, equivale a 1 árvore plantada e cuidada.

Relativamente aos óleos alimentares usados (OAU), em 2013 foram recolhidos nos 12 oleões distribuídos pelo Município de Lagos cerca de 4,01 toneladas, o que corresponde a um ligeiro aumento (+14,5%) nas quantidades recolhidas face ao ano anterior, verificando-se uma forte adesão da população a este projeto.

Segundo o municipio, os meses de janeiro, julho e outubro foram aqueles que registaram uma maior quantidade de OAU recolhido,tendo-se obtidos valores de recolha na ordem dos 460,00kg, 493,20kg e 440,80kg, respetivamente, com destaque para o oleão instalado junto ao Mercado de Santo Amaroque apresentou a maior produtividade, com cerca de 1,5 ton de OAU recolhido ao longo de 2013.

Para além das quantidades recolhidas nos oleões, foi ainda possível recolher nos estabelecimentos de ensino do Município que aderiram a este Projeto cerca de 2,2 toneladas de OAU, revelando um grande envolvimento da população escolar (escolas participantes: Escola EB1 de Bensafrim, Escola EB1 de Espiche, Escola JI/EB1 de Santa Maria, Escola JI/EB1da Ameijeira, Escola EB1 nº 1 de Lagos e Escola Secundária Júlio Dantas).

Sobre a Green Cork

[box type=”shadow” align=”aligncenter” width=”620″ ]O Green Cork Escolas consiste num programa que aposta na parceria com a comunidade escolar na promoção de iniciativas ambientais mais conscientes e responsáveis pela preservação e respeito à natureza. O programa Green Cork Escolas, visando a promoção da sustentabilidade divulga a cortiça (material proveniente da casca do sobreiro, árvore abundante no sul de Portugal) como material totalmente reciclável e reutilizável. A recolha de rolhas de cortiça contribui para o financiamento de iniciativas de reflorestação de árvores autóctones, entre elas o sobreiro (única árvore do mundo com cortiça – e é atualmente, uma espécie típica da região mediterrânica).[/box]

Sobre os Óleos Alimentares Usados

[box type=”shadow” align=”aligncenter” width=”620″ ]O decreto-lei 267/2009, de 29 de Setembro, cria um conjunto de normas que visam quer a implementação de circuitos de recolha selectiva, o seu correcto transporte, tratamento e valorização, por operadores devidamente licenciados para o efeito, quer a rastreabilidade e quantificação de OAU. É conferido especial enfoque à recolha de OAU no sector doméstico, atribuindo um papel de relevo aos municípios e estabelecendo objectivos concretos para a constituição de redes municipais de recolha selectiva. Esta orientação permite potenciar sinergias entre a recolha de OAU com as de outros fluxos de resíduos provenientes dos sectores doméstico e HORECA.[/box]




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »