Lagos celebra o Dia do Município em honra de São Gonçalo - Algarlife Lagos celebra o Dia do Município em honra de São Gonçalo - Algarlife
Lagos celebra o Dia do Município em honra de São Gonçalo

Lagos celebra o Dia do Município em honra de São Gonçalo

Lagos celebra o Dia do Município, no próximo dia 27 de outubro, em honra do seu padroeiro, São Gonçalo de Lagos, num contexto que obriga à adaptação da programação habitual, respeitando os protocolos de segurança sanitária.

Apesar da atual conjuntura, o município não podia deixar de assinalar tão relevante efeméride, promovendo diversas iniciativas de cariz institucional e protocolar, assim como eventos culturais e atividades, alguns dos quais terão difusão, em tempo real, nas páginas do Facebook da autarquia e no YouTube da Assembleia Municipal.

As comemorações têm início no dia 26 de outubro, pelas 21h30, com um espetáculo pelos MONDA, no Centro Cultural de Lagos, prometendo uma homenagem do Cante Alentejano num concerto genuíno, luminoso e emocionante.

No dia 27, a celebração oficial do Dia do Município 2020 irá iniciar-se com o hastear simbólico das bandeiras, ao qual se seguirão os discursos do Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Morgado, e da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira.

Este ano sem a habitual presença das associações e instituições locais de forma a garantir todas as medidas de saúde e segurança, mas permitindo que o público tenha acesso aos discursos, a cerimónia será transmitida em direto na página de YouTube da Assembleia Municipal e na página de Facebook do município de Lagos.

Seguir-se-á a assinatura dos protocolos de entrega de viaturas às forças de segurança e a outras entidades locais, nomeadamente PSP – Polícia de Segurança Pública, GNR – Guarda Nacional Republicana, AMN – Autoridade Marítima Nacional (Polícia Marítima), agrupamentos de escolas de Lagos (Gil Eanes e Júlio Dantas); e ARS Algarve – Autoridade Regional de Saúde do Algarve (Centro de Saúde de Lagos).

Pelas 11h, está marcada a habitual missa em homenagem ao padroeiro de Lagos, São Gonçalo, na Igreja de Santa Maria. Figura histórica emblemática e padroeiro do concelho, deixou uma profunda marca em Lagos, visível nos locais por onde passou e na sua História e tradições. Por esse motivo, ao longo do dia serão partilhadas informações e curiosidades na página de Facebook da autarquia sobre tão querida figura para os lacobrigenses, iniciativa essa que terá como título “Ao encontro do tempo e dos lugares de São Gonçalo de Lagos”.

As atividades culturais também estarão bem presentes, com a inauguração de duas exposições no Centro Cultural. Inspirado por Antoni Gaudí e Andy Warhol, Ivan Ulmann mostra uma nova visão da realidade em “Mundos Fragmentados”. Já o trio de artistas Tom Saunders, Silke Weiβbach e Martim Brion apresentam a exposição “Matérias Incertas”, projeto multidisciplinar nas áreas da escultura, pintura, instalação, vídeo e fotografia. Ambas as exposições estarão patentes no Centro Cultural entre 27 de outubro e 30 de dezembro.

O Zoo de Lagos tambem se associa às comemorações do Dia do Município, dando a conhecer o seu espaço e projetos de educação e conservação. No dia 27, a entrada para residentes no concelho a partir dos quatro anos tem um desconto de 50%, as crianças até aos três anos têm entrada gratuita.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.