Lagos assinalou Dia Mundial da Árvore e das Florestas

17

Lagos assinalou o Dia Mundial da Árvore e das Florestas com ações de sensibilização dirigidas aos mais pequenos, que se traduziram na plantação simbólica de árvores e na realização de jogos didáticos.

O Dia Mundial da Árvore e das Florestas, que se comemorou no passado dia 21 de março, contou com várias iniciativas que decorreram ao longo de toda a semana (16 a 20 de março). Estas ações, essencialmente dirigidas aos alunos das escolas do pré escolar e 1º ciclo do ensino básico do concelho, contaram com a colaboração da comunidade escolar e decorreram em vários locais do concelho, envolvendo um total de 11 escolas do ensino público e privado do concelho, 27 turmas e 540 alunos.

Ao longo da semana foram promovidas várias ações de plantação de árvores (33) e plantas ornamentais (261), em espaços verdes públicos do município e escolas, procurando sensibilizar todas as crianças envolvidas para a importância da preservação das zonas verdes e para as funções desempenhadas pelas árvores no que concerne ao equilíbrio ambiental e ao bem-estar das populações e o respeito que todos devemos ter pela natureza.

Num destes dias, juntaram-se aos mais novos os participantes seniores do projecto da Câmara Municipal “Saúde em Movimento”, ajudando igualmente nas plantações.

Nesta semana decorreram igualmente visitas às Hortas Urbanas Sociais, onde os alunos tiveram a oportunidade de observar e identificar o que aí se encontrava plantado. Inicialmente foi ainda realizada uma pequena introdução à importância das hortas sociais urbanas e da agricultura biológica, baseada em princípios de sustentabilidade. No final, os alunos tiveram a oportunidade de realizar dois jogos didáticos, assim como criar a sua própria hortinha com a colaboração de alguns horticultores.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.