Lagos adjudica os Transportes Urbanos “A ONDA”! - Algarlife Lagos adjudica os Transportes Urbanos “A ONDA”! - Algarlife

Lagos adjudica os Transportes Urbanos “A ONDA”!

A empresa Translagos – Transportes Públicos, Lda, ficou classificada em primeiro lugar no Concurso Público Internacional para a aquisição de serviços de Transportes Públicos Urbanos “A ONDA”. O valor da adjudicação é de 3 407 299,00€ (três milhões quatrocentos e sete mil duzentos e noventa e nove euros), por um período de 41 meses, informa a autarquia esta quinta feira.

A abertura deste procedimento foi aprovada em Reunião de Câmara de dezembro de 2014, uma vez que os serviços prestados pela empresa “Translagos – Transportes Públicos, Lda.”, entidade à qual foi adjudicado o concurso em 2008, tinham o seu termo no final de março de 2015.

De acordo com o que se pode ler no relatório final do júri do concurso, a proposta apresentada pela Translagos era a única que satisfazia “as condições desta contratação, porque o seu conteúdo se conforma com as exigências das peças do procedimento”. As restantes 3 empresas que se apresentaram a concurso foram assim excluídas.

A propósito da prestação de serviços,o excutivo autarquico, entende que a redução do prazo contratual (o anterior foi de 7 anos e este é de 3) justifica-se na medida em que o investimento a alocar ao prestador de serviços é menor, pois admitem-se autocarros com idade máxima de 7 anos para o serviço regular e de 14 anos para o serviço de reforço em período escolar.

Foram igualmente propostos dois períodos para a contratação deste serviço: o primeiro que iniciará após a assinatura de contrato, e irá até 31 de agosto e um segundo para o restante período do contrato.

Esta divisão em duas fases é justificada pelo facto de ser entendimento do executivo que deverão proceder-se a algumas alterações ao serviço, mas que as mesmas apenas deverão entrar em vigor no início do próximo ano letivo.

Das alterações previstas destacam-se três, nomeadamente: (1) diferenciar os percursos, procurando a sua otimização, adaptando-os aos públicos alvo em referência (período escolar e período do verão); (2) incluir uma bolsa de quilómetros que permita uma gestão mais flexível do contrato e (3) garantir melhor controlo sobre a execução da prestação de serviços, melhorando os instrumentos de controlo à disposição da entidade adjudicante.

Sublinhe-se ainda que este preço contratual contempla uma redução de cerca de 36% relativamente aos valores pagos atualmente.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »