Lagoa no aniversário de S. Domingos em Cabo Verde!

41

O municipio de S. Domingos na ilha de Santiago em Cabo Verde, comemorou no passado dia 13 de Março mais um aniversário, que contou com a presença de delegações dos munícipios geminados, entre os quais, a Delegação de Lagoa, constituida pelos Vereadores Executivos Luís Encarnação e Anabela Simão, pelo Presidente da Assembleia Municipal, Águas da Cruz e Pela Vereadora Ondina Santos, que integrava uma delegação cultural.

A cerimónia oficial que decorreu no Salão Nobre da Câmara de S. Domingos, contou com a presença de diversos ministros do governo de Cabo Verde, entidades representativas da igreja, da atividade económica, da sociedade cabo verdeana, das delegações dos municipios geminados e de inúmeros convidados.

No âmbito das cerimónias oficiais, o Vereador Luís da Encarnação, em representação do Presidente da Câmara de Lagoa, endereçou “em nome da Autarquia e da população do Município de Lagoa, um grande abraço de apreço e solidariedade, a Cabo Verde e aos Cabo Verdeanos, destacando todos os que trabalham em prol do país, nos quais incluiu aqueles que se encontram na diáspora um pouco por tudo o mundo, mas também no Concelho de Lagoa em Portugal “onde a vossa gente é a nossa gente, é gente do mundo”, afirmou.

Luís da Encarnação relembrou a recente deliberação do municipio de Lagoa que atribuiu uma verba na ordem dos 40.000€ destinada ao pagamento de bolsas de estudo a estudantes provenientes do Município de São Domingos, para a execução de um programa na área da formação e valorização de recursos humanos, com vista a contribuir para o fortalecimento da cooperação entre os Municípios de Lagoa e de São Domingos e a Universidade do Algarve.

Na sua intervenção, Luis Encarnação, destacou a disponibilidade de Lagoa para apoiar a candidatura da Morna a Património Imaterial da Humanidade, nas mesmas condições em que o Fado e o Cante Alentejano já o são, dirigindo também uma saudação muito especial à “população da aldeia batizada com o nome de Lagoa, na Freguesia de S. Nicolau Tolentino” no Concelho de S. Domingos.

Das várias iniciativas programadas para as celebrações, a novidade deste ano foi a “II Edição do Festival de Mornas – Vozes do Atlântico Meeting”, que contou com a atuação das fadistas Ondina Santos e Mafalda Vasques, finalista do “Sons do Fado 2015”, em Lagoa, que se fizeram acompanhar pelos guitarristas Vítor do Carmo e José Santana, as quais proporcionaram momentos que levaram o público a um entusiasmo empolgante, tendo-se destacado as interpretes e o fado, como Património Imaterial da Humanidade.

Esta visita da delegação do municipio de Lagoa a S. Domingos em Cabo Verde, decorreu no âmbito da geminação entre os dois municípios, assinado em 13 de abril de 1997, ratificado em Lagoa, a 25 de agosto do mesmo ano.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.