Lagoa: Isenção de taxas de resíduos na Cerca da Lapa! - Algarlife Lagoa: Isenção de taxas de resíduos na Cerca da Lapa! - Algarlife

Lagoa: Isenção de taxas de resíduos na Cerca da Lapa!

A Câmara de Lagoa deliberou prolongar a suspensão do pagamento de tarifas na deposição de resíduos sólidos

Lagoa deliberou manter a suspensão da cobrança de tarifas referentes ao depósitos de resíduos no “Centro de Deposição de Resíduos – Espaço Cerca da Lapa”, após a apresentação de um Relatório Técnico, avaliando a eficácia desta medida, através da análise da evolução das quantidades depositadas naquelas instalações municipais.

Após a suspensão da cobrança das tarifas, entre 2 de junho e 31 de dezembro passado, verificou-se – em termos médios – ter havido um aumento de 345% de descargas na Cerca da Lapa, contabilizadas para todos os resíduos, comparativamente a igual período de 2013. As deposições de Resíduos Verdes, Monstros e Entulhos tiveram um aumento médio na ordem dos 314%, 773% e 500%, respetivamente, o que é muito significativo, com largas vantagens para a qualidade do meio ambiente e para os munícipes.

Em relação às quantidades contabilizadas, em termos médios, houve um aumento de 382% para todos os resíduos. Os Resíduos Verdes, Monstros e Entulhos registaram um aumento médio na ordem dos 349%, 1040% e 830%, respetivamente, em comparação com igual período de 2013.

Quanto aos resíduos depositados indevidamente na via pública e recolhidos pelo Serviço de Limpeza da Câmara Municipal, em termos médios e comparando com o mesmo período de 2013, verificou-se aumentos na ordem de 0,62% e 44%, de Verdes e Monstros.

É de notar que, nos custos de deposição em aterro dos resíduos recolhidos pela Algar no Espaço Cerca da Lapa, se verificaram aumentos na ordem dos 214% para os Verdes, 197% para os Monstros e de 660% nos Entulhos. Os custos com a deposição em aterro dos Resíduos Verdes e Monstros recolhidos na via pública aumentaram cerca de 0,62% e 44%, respetivamente.¬

A medida agora mantida pela Câmara de Lagoa, em relação à suspensão destas tarifas, é importante e serve para evitar e/ou controlar a aglomeração, dispersão e abandono de resíduos de todo o tipo, situação que contribui gravemente para a contaminação do meio ambiente – tendo impacto direto na saúde pública – para além da péssima imagem de desleixo e degradação que transmite, não só à nossa população mas, sobretudo, às pessoas que, vindas um pouco de todo o mundo, nos visitam.

Esta decisão do executivo – que apela ao sentido cívico dos seus munícipes, quer no litoral, quer no interior – incentiva a maiores cuidados no descarte de resíduos e tem permitido aumentar significativamente a utilização do Centro de Deposição, onde se registaram 40 novos depositantes, até ao fim do ano passado.

O Centro de Deposição de Resíduos – Espaço Cerca da Lapa funciona todos os dias entre as 8:30h e as 12:00h e as 13:30h e as 17:00h.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »