Lagoa integra Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes - Algarlife Lagoa integra Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes - Algarlife

Lagoa integra Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes

Lagoa passou a integrar a RENER – Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes, as chamadas Smart Cities, adesão que ocorreu na reunião do Comité Estratégico da RENER, com representantes dos 43 municípios membros, organizada pela INTELI, Centro de Inteligência em Inovação.

Atento à evolução urbana e populacional, o executivo da Câmara Municipal de Lagoa, liderado por Francisco Martins, vê na Construção Sustentável de Cidades Inteligentes, as chamadas Smart Cities, a possibilidade de inovação e competitividade, motivo porque manifestou interesse em aderir ao projeto.

A RENER – Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes – é uma plataforma de cooperação entre municípios que atuam como palcos de teste e experimentação de soluções urbanas inovadoras em contexto real. Teve início em 2009, com 25 municípios, enquanto Rede Piloto para a Mobilidade Elétrica.

Em 2013, a RENER apostou no alargamento temático da sua intervenção, incorporando outras áreas como a eficiência energética, as energias renováveis, a gestão de água e resíduos, a governação e cidadania, a cultura e o turismo, numa lógica de modelo holístico de “cidade inteligente”. Promoveu, ainda, ao longo do último ano, o alargamento geográfico da Rede com a incorporação de mais 18 municípios nacionais, a que se juntaram agora Lagoa, Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro, ganhando escala, massa crítica e capacidade de cooperação, mantendo o objetivo de promover a reinvenção dos espaços urbanos, tornando-os mais criativos, inovadores, sustentáveis, inclusivos, participados e conectados.

Nesta reunião, foram apresentadas as boas práticas da Rede em matéria de ambiente, energia e mobilidade, demonstrado o papel das cidades como atores privilegiados no combate às alterações climáticas e na trajetória de desenvolvimento em direção a uma sociedade de baixo carbono. De facto, os espaços urbanos são considerados laboratórios de teste e experimentação de soluções tecnológicas inovadoras em contexto real, com forte envolvimento das empresas, empreendedores, centros de conhecimento e cidadãos.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »