Algarlife

Lagoa inaugura estações de bicicletas elétricas

Lagoa inaugura estações de bicicletas elétricas

Lagoa inaugura estações de bicicletas elétricas

São inauguradas na quinta feira (24), no Largo do Carvoeiro em Lagoa, a primeira estação de bicicletas elétricas e em Estômbar, uma parede de escalada, votadas pela população, no âmbito do Orçamento Participativo.

As bicicletas públicas (elétricas) de caraterísticas inovadoras, que vão estar disponíveis nas estações instaladas, são acionadas por um cartão eletrónico que permite a deslocação pelo Concelho sem problemas de autonomia, para chegarem a Ferragudo e Porches / Senhora da Rocha, onde funcionam mais duas estações, que disponibilizam o carregamento das baterias ou a trocada de bicicletas.

Este Sistema de Bicicletas Públicas vai servir tanto para deslocações diárias como para passeios de lazer, é uma forma divertida e saudável para visitar Lagoa, as suas praias e os atrativos culturais no concelho.

A comitiva ciclista no percurso inaugural, sairá pelas 10H00 do Carvoeiro em direção a Lagoa, passando em frente ao edifício da Câmara Municipal, rumando ao Estádio Municipal de Estômbar para a inauguração de uma Parede de Escalada, com os requisitos exigidos para provas oficiais.

O Presidente Francisco Martins, que desde a sua tomada de posse, prometeu dar a palavra aos cidadãos de Lagoa quanto à gestão de uma parte do orçamento para motivar uma cidadania ativa e atenta às necessidades mais prementes no Concelho, implementou a figura do Orçamento Participativo logo no primeiro ano do seu mandato.

Com 3 edições do Orçamento Participativo já concretizadas, a Câmara Municipal investiu 900 mil euros em 18 obras escolhidas e votadas em encontros anuais com a população lagoense, em seis localidades do Concelho, numa votação final em que participaram 2.156 pessoas.

Para 2017, a Câmara de Lagoa continuará a manter o perfil do atual Orçamento Participativo, tendo-lhe atribuído mais uma vez o valor de 300 mil euros, para o que chamará os cidadãos a pronunciarem-se sobre o que querem ver implementado, para uma melhor qualidade de vida no Concelho.

O Sistema de Bicicletas Públicas de Lagoa é o primeiro sistema de smart-bikes elétricas em Portugal e um dos primeiros na Europa. Toda a tecnologia por trás deste sistema foi criada por uma empresa Portuguesa (Bikeemotion, Lda.), e as operações do dia-a-dia do sistema serão também asseguradas por uma empresa nacional (Wegoshare, Lda.).

Exit mobile version