Lagoa coopera na criação do Municipio de Lautém, em Timor Leste! - Algarlife Lagoa coopera na criação do Municipio de Lautém, em Timor Leste! - Algarlife

Lagoa coopera na criação do Municipio de Lautém, em Timor Leste!

A Câmara Municipal de Lagoa, vai materializar o Protocolo de Cooperação com a República de Timor Leste, que visa colaborar na constituição do Município de Lautém, com o patrocínio do Secretário de Estado da Descentralização Administrativa do Governo Português.

O Protocolo de Cooperação que também foi assinado pelo município de Grândola, tem como objetivo ajudar a lançar programas para o desenvolvimento, promoção de trocas económicas, culturais, sociais e educativas, mobilizando os mais diversos incentivos, numa base de interesses e opções de cada um dos territórios envolvidos e de acordo com as possibilidades existentes em cada momento.

Este Protocolo de Cooperação insere-se no Acordo entre Municípios Portugueses e Timorenses, assinado em 21 de março de 2013, vai ser desenvolvido conjuntamente, pelos dois municípios portugueses e pelo Governo da República Democrática de Timor-Leste, com o objetivo de apoiar o processo de instituição, funcionalidade e democratização do Poder Local em Lautém, na sequência do documento “Cooperação Municípios Portugueses – Proposta de atividades para 2015 – Implementação do acordo de cooperação entre municípios portugueses.

Para a implementação deste projeto político/administrativo, já tiveram lugar duas reuniões bilaterais, a 21 de julho e 21 de novembro de 2014, entre os Municípios de Lagoa e Grândola, para a definição de um plano de cooperação conjunto, podendo seguir-se a geminação.

Lautém é um dos 13 municipios que compõem a divisão administrativa de Timor Leste, país que se tornou independente a 20 de maio de 2002, depois de ter passado por um complexo processo de autodeterminação. Como muitas localidades timorenses que tinham nomes portugueses, Lautém chamava-se Vila Nova de Malaca. As línguas oficiais deste município são o tétum e o português.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »