Lagoa comemorou o 25 de abril em todas as Freguesias - Algarlife Lagoa comemorou o 25 de abril em todas as Freguesias - Algarlife
Lagoa comemorou o 25 de abril em todas as Freguesias

Lagoa comemorou o 25 de abril em todas as Freguesias

O 25 de abril foi comemorado no Concelho de Lagoa, com um vasto programa nas áreas da cultura, música, poesia, desporto, provas nas piscinas municipais, encontros de BTT, marcha/passeio, futebol, aulas de zumba, passando pelo simples lazer, com visita às feiras de produtos tradicionais ou passeando pelo passadiço de Carvoeiro, agora já com iluminação noturna de presença.

Ferragudo abriu os festejos, no dia 23, com a tradicional Marcha/Passeio, uma aula de Zumba, animação musical com os Companhia Limitada e outras atividades coletivas nos dias 24 e 25, que contaram com a participação de residentes e turistas que, nesta altura, procuram esta Vila candidata às 7 Maravilhas de Portugal.

No dia 24, em Lagoa, foi inaugurada a exposição “Abril”, com pinturas de jovens expressando o seu contato com o Dia da Liberdade, ouviu-se poesia alusiva à data por Napoleão Mira e, no Largo do Auditório Municipal, a música das bandas que participaram na tradicional arruada pelas ruas da cidade, antecipou o muito aguardado espetáculo de Rita Guerra. A seguir à cerimónia do içar da bandeira, com o Hino Nacional cantado pelos presentes, foi oferecido à população o bolo comemorativo dos 43 anos do 25 de abril, acompanhado de um copo de vinho quente.

O dia 25 começou cedo em Porches onde centenas de ciclistas partiram para uma prova de BTT – enquanto decorria um torneio de futsal – no final da qual participaram num almoço-convívio. Em Carvoeiro os alunos da EB1 cantaram o Hino ao içar da bandeira, houve uma largada de pombos, música e jogos tradicionais. Em Lagoa, as comemorações consistiram num Mercadinho de Rua, na atuação dos alunos da EB1 de Lagoa com “Cantares de Abril” e no espetáculo musical com Domingos Caetano, que recordou Zeca Afonso.

No estádio da Bela Vista, no Parchal, decorreu um “Torneio Quadrangular de Veteranos”, em futebol, entre as equipas do Grupo Desportivo de Lagoa, Sociedade Capricho Estombarense, Sociedade Irmãos Unidos e Boa União Parchalense, seguindo-se um beberete com distribuição de prémios.

A encerrar as comemorações ano, decorreu no Convento de S. José a 3ª edição da “Assembleia Jovem” em que participaram alunos dos Agrupamentos de Escolas Rio Arade e Espamol e da Nobel International School, que apresentaram, debateram e votaram os Projetos que, na sua perspetiva, contribuirão para valorizar o Concelho de Lagoa.

As propostas apresentadas foram: Melhoramentos e dinamização do campo de jogos da Praia Grande de Ferragudo; O Sol é nosso amigo… Mais vale prevenir que remediar; e Âmbito de Prevenção e Manutenção do Património Material e Imaterial local. O projeto mais votado, foi a recuperação do ‘Museu do Rancho do Calvário’, da autoria dos alunos da Nobel International School.

Chegavam ao fim as comemorações de mais um ano que passou sobre a data histórica do 25 de abril, cujos valores têm de ser recordados, para que a história não se repita e “ABRIL SEMPRE”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »