KICK IN THE EYE no Centro Cultural de Lagos - Algarlife KICK IN THE EYE no Centro Cultural de Lagos - Algarlife

KICK IN THE EYE no Centro Cultural de Lagos

Foi inaugurada no passado sábado (25) a Exposição KICK IN THE EYE, um projeto que resulta do convite do LAC – Laboratório de Atividades Criativas de Lagos a cinco artistas para participarem na primeira edição do KICK IN THE EYE, um projecto de residência artística. Os trabalhos criados por estes cinco autores, pode ser visto no Centro Cultural de Lagos. A entrada é livre.

BORIS HOPPEK da Alemanha, DÉLIO JASSE de Angola, SHIKO do Brasil e os portuguesa ISABEL LIMA e RUI CAMBRAIA, são os cinco artistas plásticos que expõe nesta primeira edição do KICK IN THE EYE, um novo projecto do LAC, que se propõe a convidar artistas nacionais e internacionais a participar em residências artísticas, cujo trabalho e percurso pessoal valorize a pesquisa em/com comunidades locais absorvendo e integrando-as na sua obra, neste caso na cidade de Lagos.

A cidade de Lagos, enquanto destino turístico, é habitualmente visitada por artistas de variadas origens. No entanto essa visita raramente se converte em trabalho artístico que materialize essa passagem pela região e, mais raramente ainda, esse trabalho, a existir, é dado a conhecer à população/comunidade local.

Por outro lado, o turismo enquanto indústria, alterou (e altera ainda) profundamente a região nas últimas décadas, tendo transformado as realidades populacionais, laborais, culturais, ecológicas, linguísticas, etc… Face à velocidade e dimensão das transformações operadas tem havido algum deficit de reflexão e produção artística que questionem e cartografem (como marcas para o futuro) o caminho entretanto percorrido.

Acresce a isto a dificuldade em impor a região como destino de turismo cultural que valorize igualmente o património artístico histórico, tal como o contemporâneo. Neste particular sentimos a necessidade de um projecto que convidasse artistas a, propositadamente, habitarem temporariamente a cidade/região e, em residência artística, devolverem esse olhar/reflexão através de trabalho aqui realizado.

Sobre o LAC:

[box type=”info” align=”aligncenter” width=”620″ ]O LAC – Laboratório de Actividades Criativas é uma Associação Cultural sem fins lucrativos, formada em 1995, por um grupo de indivíduos com actividade em diversos sectores da cultura (Escultura, Pintura, Cerâmica, Música, Arquitectura, Cinema, Museologia, Defesa do Património), com o objectivo principal de dinamizar e promover a criação artística na região com especial incidência na zona do Sudoeste Algarvio, mas também o de refuncionalização de um espaço entretanto já desactivado – a antiga cadeia de Lagos.

A antiga cadeia de Lagos é uma construção arquitectónica cujos alicerces edificam sobre um antigo Convento, fazendo parte integrante da história da cidade. Este edifício construído com outros objectivos revelam actualmente uma dicotomia interessante de prisão/ reclusão VS criatividade/ liberdade, ao tornar-se espaço de criação reverteu assim os moldes da sua existência – agora as celas são espaço de ateliê para artistas, que com a sua utilização e trabalho contribuíram para a revitalização deste edifício, dotando-o de uma nova história.[/box]




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.