Algarlife

José Cid nas Festas da Padroeira em Castro Marim

José Cid nas Festas da Padroeira em Castro Marim

José Cid nas Festas da Padroeira em Castro Marim

Castro Marim celebra de 12 a 15 de Agosto, as festas da padroeira, Nossa Senhora dos Mártires.

Afastada hà 18 anos do centro da vila, a celebração regressa este ano ao seu local original, a Praça 1º de Maio, readquirindo a familiaridade e a maior envolvência com a comunidade.

Um rico e diversificado programa, onde se destacam as manifestações religiosas e o concerto de José Cid e Big Band, e a Mostra de Artesanato e Etnografia de Castro Marim vão animar este fim-de-semana prolongado na vila castromarinense.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, bem como a Mostra de Artesanato e Etnografia, abrem portas pelas 19h00 de dia 12 de agosto. O grupo de dança “Arutla” faz as honras de abertura pelas 21h00, seguindo-se o grupo “Mato Bravo”, às 22h00. A fechar a noite, pelas 23h00, o concerto de Vitor Silva, a voz que imortalizou a música “A Cegonha de Castro Marim”.

No dia 13 de agosto, a animação musical, também a partir das 21h00, fica a cargo dos “Som D’Mais” e dos “Uns & Outros”. A festa continua no domingo, dia 14 de agosto, com animação de Elsa Jerónimo e Helder Reis e o concerto da banda algarvia de rock “Íris”.

Nos dias 13 e 14 de agosto, a autarquia castromarinense traz este ano uma novidade ao programa, o “After Hour da Vila”, a partir das 00h00, no estádio municipal, com o Dj Lipi nos dois dias e um DJ convidado no sábado.

Na segunda, dia 15 de agosto, é o dia da padroeira, Nossa Senhora dos Mártires. Os festejos começam às 08h30, com a arruada pela Banda Musical Castromarinense. Às 10h30 será celebrada uma missa solene na Igreja de Nossa Senhora dos Mártires, precedida pela recitação do Terço. O grande destaque das cerimónias religiosas é às 20h00, quando a imagem venerada de Nossa Senhora dos Mártires deixar a Igreja Matriz, para percorrer em procissão as ruas da vila, acompanhada e saudada por centenas de fiéis devotos, que, anualmente, participam nesta romaria. O dia principal das Festas trará a palco o conceituado José Cid, um dos grandes vultos do rock português.

Outra das novidades deste cartaz são as atividades desportivas. No dia 13, pelas 21h30, a praia de Altura será pista de uma corrida noturna, numa organização do Clube Recreativo Alturense e da Junta de Freguesia de Altura. No dia 14, pelas 11h00, tem lugar a prova de natação de mar “Vila de Castro Marim”, na praia da Alagoa/Altura, organizada pelo Leões do Sul Futebol Clube. No último dia de festa, 15 de agosto, acontece um Torneio de Futsal Intercoletividades no Pavilhão Municipal de Castro Marim, a partir das 10h00, organizado pela União Desportiva Castromarinense.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires são organizadas pela Câmara Municipal de Castro Marim e pela Paróquia de São Tiago com o apoio das Associações Locais.

Exit mobile version