José Apolinário visitou a ZAP COVID 19 de Silves - Algarlife José Apolinário visitou a ZAP COVID 19 de Silves - Algarlife
José Apolinário, secretário de Estado das Pescas e coordenador na região do Algarve do combate à Covid-19, visitou na sexta feira o campus do Instituto Piaget em Silves, convertido nesta fase da pandemia, em Zona de Apoio à População (ZAP).

José Apolinário visitou a ZAP COVID 19 de Silves

José Apolinário, secretário de Estado das Pescas e coordenador na região do Algarve no combate ao Covid-19, visitou na sexta feira o campus do Instituto Piaget em Silves, convertido nesta fase da pandemia, em Zona de Apoio à População (ZAP).

Depois da apresentação da estratégia local para o combate à pandemia, pela presidente da Câmara de Silves, com destaque para os equipamentos e procedimentos implementados, o secretário de Estado reconheceu as boas práticas em execução, afirmando que o governo está atento e disponível para continuar a dar todos os apoios necessários.

Com as atividades letivas suspensas, o campus académico de Silves foi equipado, em tempo recorde, com 50 camas, fruto da sinergia de muitas entidades e empresas, públicas e privadas da região. Em caso de necessidade, existe a possibilidade de reforço de mais camas. A cedência das instalações do Instituto Piaget surge na sequência da decisão da autarquia algarvia de criar três ZAP, de forma a permitir uma resposta rápida em caso de agravamento da pandemia.

A proximidade do campus ao Centro de Saúde de Silves foi um fator determinante na sua transformação numa espécie de hospital de campanha, com a vantagem de tudo ter sido feito para garantir algum conforto adicional a quem ali tiver de permanecer. As outras duas ZAP foram instaladas em Pêra e Armação de Pêra, permitindo, no conjunto das três zonas, disponibilizar uma oferta extra de 180 camas a pessoas em risco.

Nas últimas semanas, estudantes e diplomados das várias licenciaturas (Enfermagem, Fisioterapia e Osteopatia) que são ministradas na Escola Superior de Saúde do campus de Silves têm-se oferecido como voluntários para colaborar nas operações de assistência à população, caso seja necessário.

Na véspera da visita ao campus de Silves, José Apolinário já se tinha deslocado à ZAP instalada na Escola Básica 2.3 Dr. António Contreiras, em Armação de Pera, para proceder à entrega de algum material de proteção, como máscaras e gel desinfetante, e esclarecer a comunidade imigrante local sobre a Covid-19.

O coordenador da execução das medidas da declaração do estado de emergência na região algarvia foi acompanhado nesta visita, pela presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, pelo diretor do Instituto Piaget de Silves, Nelson Sousa, e por representantes das outras entidades que têm estado envolvidas na resposta à pandemia Covid-19 no concelho.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.