Lagos promove no próximo dia 26 de agosto, das 9h00 às 12h00, as 5ªs Jornadas de Portas Abertas “Monte Molião”, dando a conhecer, as escavações realizadas nesta estação arqueológica, proporcionando a todos os interessados, ver de perto os vestígios postos a descoberto, neste ex-libris da cidade
O Monte Molião é uma pequena colina ovalada, localizada na margem direita da foz da ribeira de Bensafrim em Lagos.
A investigação que ali tem lugar desde 2006, pela UNIARQ, o Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, sob a coordenação da Profª Doutora Ana Margarida Arruda, permitiu recolher importantes dados acerca das ocupações antigas, da Idade do Ferro e época romana.
As arquitecturas domésticas e os muito abundantes materiais arqueológicos recuperados durante os trabalhos de campo evidenciam a integração de Monte Molião nas grandes rotas comerciais da antiguidade e a interacção dos seus habitantes com outras comunidades humanas mediterrâneas.
Durante a tarde está prevista uma conferência e projeção de um vídeo sobre este local, a ter lugar no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI. O dia termina com uma visita orientada à escavação, seguida de uma ação performativa – Cozinhando na Paisagem de Monte Molião.
Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Lagos e conta com a colaboração da UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.
PROGRAMA:
♦ 9H00 às 12H00 | Monte Molião de Portas Abertas
Local: Monte Molião
♦ 16H00 às 17h30 | Conferência
Local: Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI
16h00 | Sessão de Abertura – Presidente da Câmara Municipal de Lagos – Maria Joaquina Matos
16h30 | Projeção do vídeo introdutório – Monte Molião: fragmentos de uma arqueologia em construção – Constança Gonçalves
16h45 | Monte Molião da Idade do Ferro à Antiguidade Tardia: longa duração e pequenas histórias – Ana Margarida Arruda
17h15 | Debate
♦ 18H00 | Visita orientada à escavação
Local: Monte Molião
♦ 18H30 | Cozinhando na Paisagem de Monte Molião – Ação performativa de Jorge Rocha