As X Jornadas de Pediatria do Centro Hospitalar do Algarve, que decorreram entre os dias 4 e 6 de dezembro no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, reuniram mais de uma centena de profissionais, especialistas em saúde pediátrica, que debateram as principais patologias, quadros clínicos, terapêuticas e as problemáticas em pediátria.
O evento iniciou-se com um curso satélite direcionado aos profissionais de saúde, tendo sido abordados os temas relacionados com as diversas patologias.
Durante as jornadas relizou-se a conferência “Critérios de exclusão de crianças das creches, dos jardins-de-infância e das escolas (CJIE) por virtude de doenças infeciosas. O que fazer?”, proferida pelo pediatra Manuel Salgado, do Hospital Pediátrico de Coimbra.
Esta conferência considerada de interesse alargado não só a profissionais de saúde, como também a pais e educadores, pretendeu desmistificar conceitos sobre alguns sintomas e doenças infeciosas. Estas, por serem contagiosas, levam ao afastamento temporário das crianças dos espaços educativos, aumentando desnecessariamente o absentismo laboral dos pais.
De acordo com o pediatra, “o facto de ser contagioso não é motivo para se excluir de forma sistemática. Mesmo em países com normas bem definidas, por cada sete crianças afastadas de forma temporária, seis são-no indevidamente, sendo esta relação maior em Portugal”.